top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Deputada Bebel destaca que “Mais Médicos”resolveu a falta de profissionais em Piracicaba (SP)


Bebel comemora a chegada de 29 novos médicos a Piracicaba e continua fazendo gestões por mais profissionais - Foto: Divulgação

A deputada estadual Professora Bebel (PT) destaca que ao destinar 29 médicos para Piracicaba (SP), através do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, que foi reativado pelo presidente Lula, o Governo Federal tem contribuído de forma decisiva para ajudar a resolver a falta de médicos na cidade. A deputada, que é a principal liderança do PT na região, faz esta afirmação com base em publicação da própria Prefeitura de Piracicaba, que afirma “o Governo Federal resolveu o grande entrave na saúde pública de Piracicaba com o programa Mais Médicos para o Brasil, e que é um alívio tanto para resolver a agenda de atendimentos nos postos de saúde como para desafogar os prontos-socorros”.




Bebel ressalta que até o ano passado, Piracicaba contava com apenas oito médicos, através do programa. Agora, com esta destinação feita pelo governo federal do presidente Lula, conforme a própria Prefeitura, “todas as 51 Unidades de Saúde da Família (USF) contam hoje com atendimento médico em Piracicaba em jornada completa de 40 horas. Segundo o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o quadro foi completado com a chegada de 29 profissionais nos últimos meses, por meio dos programas ligados ao Ministério da Saúde, como o Mais Médicos para o Brasil”.


Bebel conta que fez articulações com o governo Lula, através do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para que Piracicaba fosse priorizada, uma vez que as notícias que vinha recebendo era de uma crise com a falta de médicos, prejudicando a população assistida pelo SUS. “Temos a expectativa de que mais seis médicos cheguem até a 1ª quinzena de dezembro e sejam encaminhados para o projeto de expansão da prefeitura que estará inaugurando mais três USFs nas regiões do Monte Feliz, Vem Viver e Gran Park/Vida Nova”.


Para a região de Piracicaba, Bebel destaca que o Ministério da Saúde destinou, logo no início da sua retomada, 55 vagas pelo programa "Mais Médicos". O “Mais Médicos” foi relançado pelo presidente Lula no último mês de março, sendo rebatizado de “Mais Saúde para o Brasil” e garantiu para Piracicaba 29 médicos, enquanto que para Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Nova Odessa, Rafard, Saltinho e São Pedro uma vaga. Já para Cosmópolis 11 vagas, Limeira 16 vagas e Santa Bárbara D´Oeste quatro vagas.


A deputada Bebel diz que como afirmou no começo deste ano, o relançamento deste programa tem contribuído para aumentar a oferta de médicos no sistema público de saúde. “Antes deste programa, todos sabíamos que faltavam médicos tanto em Piracicaba como em toda região”, ressalta.


Bebel diz que infelizmente, nos últimos anos, a forma como o então governo tratou o “Mais Médicos” mostrava o descaso que sofreu o SUS”, prejudicando a população que depende do sistema público de saúde, que sente a falta de médicos nas unidades básicas de saúde. “O que acontece em Piracicaba, também ocorreu nas demais cidades brasileiras, com a população tendo muita dificuldade em obter atendimento médico”, enfatiza.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page