top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Deputada Bebel destaca ação do governo Lula ao repatriar brasileiros da Faixa de Gaza


Bebel fez questão de cumprimentar o presidente - Foto: Divulgação Lula e a diplomacia brasileira pelo tão esperado êxito em mais uma etapa da Operacão Voltando em Paz -

Em suas redes sociais, neste fim de semana, a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) destacou a ação do governo brasileiro ao repatriar 32 brasileiros e familiares palestinos que estavam na Faixa de Gaza. “Com grande alegria, cumprimento o presidente Lula e a diplomacia brasileira pelo tão esperado êxito em mais uma etapa da “Operação Voltando em Paz”, escreveu, destacando que a operação não custou um centavo aos repatriados da Palestina, ao contrário de outras nações ricas, que tiraram seus cidadãos e lhes mandaram a fatura.


Os 22 brasileiros e 10 familiares palestinos que, após 35 dias de angústia, conseguiram deixar a Faixa de Gaza desembarcaram na Base Aérea de Brasília (DF) às 23h24 dessa segunda-feira (13). Conforme foi divulgado pelos principais veículos de comunicação brasileiro, o avião da FAB - Força Aérea Brasileira, ao sair do Cairo, fez paradas para abastecimento em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife, partindo para Brasília. Os brasileiros devem passar duas noites na capital federal em um alojamento preparado pela FAB.




O Ministério da Justiça e Segurança Pública está responsável pela operação acolhida do grupo. Aqueles que não têm familiares no Brasil, serão encaminhados para um abrigo no interior de São Paulo.


O grupo de brasileiros cruzou a passagem de Rafah na manhã deste último domingo (12). Após os trâmites migratórios para entrar no Egito, eles iriam para o Cairo, onde passariam a noite. A viagem da fronteira até a capital do Egito dura cerca de 5 horas.


Após sair de Gaza, os brasileiros foram recebidos pela equipe da embaixada no Egito. O grupo também está sendo acompanhado por uma médica e uma psicóloga da FAB. Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas duas – uma mãe e um filha – desistiram na última hora por razões pessoais.

Do total de 32 resgatados, são 22 brasileiros, 7 palestinos portadores de Registro Nacional Migratório (RMN) e três palestinos familiares próximos. São 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens. Os brasileiros estavam em duas cidades no sul de Gaza. Uma parte em Rafah, e outra em Khan Yunis, e temiam pelas suas vidas, em função da invasão que vem sendo feita por Israel, matando diariamente dezenas de palestinos, sendo boa parte crianças.

Bebel completou sua postagem dizendo: “Faço votos de que a sagrenta ofensiva militar do Estado de Israel na Palestina tenha fim, por meio de um cessar fogo imediato, com a libertação dos reféns feitos pelo Hamas e perspectivas de entendimentos para uma paz duradoura. Basta de perda de vidas inocentes”.


Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page