A deputada estadual Professora Bebel (PT) classificou como “lamentável” a decisão do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de aumentar de 9.5% para 12% o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre o etanol. Para a deputada piracicabana, faltou sensibilidade por parte do governador com o consumidor, que deveria criar mecanismos para incentivar o uso do etanol, por se tratar de uma energia limpa e inteiramente nacional.
Bebel lamenta a decisão do governador do Estado, uma vez o aumento ocorre no momento em que o Governo Federal vem reduzindo o preço dos combustíveis em todo o Brasil e que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disponibiliza R$ 29,5 bilhões para compensar os estados pelas perdas de arrecadação resultantes redução do ICMS sobre combustíveis criada por Bolsonaro.
“Com esse aumento, já ocorreu aumento de pelo menos R$ 0,15 por litro de combustível, afetando toda a cadeia. O governador Tarcísio de Freitas deve explicações à sociedade sobre essa decisão”, escreveu a parlamentar em suas redes sociais.
Kommentare