• O Canal da Lili

Dentista Musical dá dicas de como acabar com a preguiça na hora da escovação dos dentes dos pequenos


Fazer da escovação um momento divertido pode funcionar muito bem - Imagem: Freepik

O momento de escovação nem sempre é um dos mais agradáveis do dia, principalmente entre jovens e crianças. Atenta a isso, Simone Cesar, mais conhecida como Dentista Musical sabe bem dessa realidade e dedica-se a trazer um pouco mais de leveza e informação através de seus vídeos no YouTube, com personagens como Zé Dentinho e Raposa Terezinha. Ela afirma que recebe pacientes e muitas vezes observa erros comuns de escovação que a longo prazo podem trazer prejuízos para a saúde bucal. "As crianças têm pressa na hora da escovação, esquecendo muitas vezes de limpar todas as regiões dos dentes. Por isso indico que a escovação deve ser supervisionada pelos pais até os 10 anos de idade.", afirma a dentista.


Para ajudar pais que estejam "sofrendo" e repletos de dúvidas comuns em relação ao cuidado bucal necessário como "quando começar a escovar", "qual tipo de pasta de dentes usar", e muitos mais, a Drª. Simone Cesar compartilha dicas e pontos de atenção para que a escovação seja eficaz e muito divertida.


Simone Cesar, mais conhecida como Dentista Musical do YouTube, orienta sobre escovação correta - Imagem: Divulgação

• Atenção a quantidade de creme dental: "A quantidade ideal é o equivalente a um grão de ervilha para crianças que saibam cuspir. Para crianças que não sabem cuspir a quantidade ideal é equivalente a um grão de arroz cru. Além disso, a cabeça da escova deve ser pequena e as cerdas macias para não incomodar a gengiva".


• Escovação = trenzinho: "Ao iniciar a escovação deve-se fazer movimentos circulares em todos os dentes, parte da frente, traz, fora e dentro. Para a região de mastigação o movimento deve ser de vai e vem. E neste momento é possível fazer a analogia de um trenzinho para deixar o momento mais lúdico".


• Não esquecer de escovar a língua: "Com movimentos sempre de dentro para fora, os pais podem ajudar e pedir para a criança colocar a língua para fora no momento de efetuar a limpeza".


• O exemplo dos pais: "Como as crianças copiam a postura dos adultos, fazer da escovação um momento divertido pode funcionar muito bem".


• O dente de leite caiu. E agora? "Pode-se usar uma gaze para puxar o dentinho sem que escorregue o dedo por causa da saliva. Além disso, puxar o dentinho sempre em direção ao lábio, seguindo o caminho natural, assim não corremos riscos de quebrar qualquer pedacinho. Dê alimentos duros para a criança comer. Para acelerar o processo, ofereça cenouras, maçãs e outros alimentos crocantes para ajudar a criança a soltar os dentes aos poucos. Pode ser até que eles se soltem totalmente sem que a criança perceba".


• Higiene bucal infantil neste momento de pandemia: "Além dos cuidados recomendados pelos especialistas, como lavar as mãos, manter distanciamento social e uso de álcool em gel 70%, lavar sempre a boca após a ingestão de alimentos e manter a higienização. Durante a pandemia observamos o aumento do consumo de doces e assim, os cuidados com a higiene devem ser ainda maiores". Confira mais dicas no canal do YouTube Dentista Musical: (3) Como escovar os dentes? | Dentista Musical - YouTube


Sobre Dra Simone Cesar

é odontopediatra e ortodontista, formada pela USP (Universidade de São Paulo) e atende em clínica no Brooklin-SP, junto a outros profissionais de diversas especialidades. Acredita no poder da informação atrelada ao universo lúdico para desmistificar os medos que envolvem consultório de dentista. Nas redes sociais, atende pelo perfil @dentistamusical no Instagram, YouTube e TikTok, com mais de 1,8 milhão de seguidores.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon