• O Canal da Lili

Deezer tem crescimento de 24% no número de ouvintes de podcasts e se mantém atenta às tendências


Empresa apresenta aumento de 100% com relação ao total investido em 2020 em produções originais - Imagem: Divulgação

Sem sombra de dúvidas, os podcasts têm sido a forma de consumir conteúdo que mais cresce no Brasil e no mundo. E essa expansão se tornou ainda mais clara com o surgimento da pandemia da Covid-19. De acordo com um levantamento realizado pela Globo em parceria com o Ibope , 57% dos entrevistados afirmaram começar a ouvir programas em áudio digital durante a pandemia, por exemplo. A mesma pesquisa apontou que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial dos países que mais cresceram em número de ouvintes de podcast.


Segundo o estudo State of the Podcast Universe, da Voxnest, o Brasil se tornou um terreno fértil para o surgimento desse tipo de material, tendo apresentado um crescimento de 103% no número de novos programas em 2020. E a Deezer se mostra atenta a esse movimento de mercado, produzindo, desde 2019, podcasts originais e exclusivos para sua plataforma.


Segundo Pedro Kurtz, Head de Conteúdo, Artist Relations e Label da Deezer no Brasil, a empresa faz parte da evolução desse cenário. "O consumo de podcasts vêm numa crescente principalmente pelo fato das pessoas poderem ouvi-lo realizando diferentes tarefas no dia a dia, tornando essa prática de fácil consumo para o usuário. De olho nessa tendência e no mercado brasileiro, a Deezer já lançou 19 podcasts originais e ainda temos mais lançamentos originais e/ou exclusivos confirmados até o fim do ano. O momento para investir neste segmento não poderia ser mais positivo e animador", conta.


Esse investimento resulta em um crescimento constante no consumo de podcasts pelos usuários da plataforma. Em 2021, o número de ouvintes de podcasts cresceu 24% e o número de streams, quantidade de reproduções de episódios, aumentou 32%.


Dentre as produções originais Deezer, o podcast Céu da Semana mantém sua posição como podcast mais escutado desde 2019. O programa é apresentado semanalmente por Mariana Candeias, mais conhecida como Maga Astrológica, e compartilha as previsões semanais para cada signo nos diversos âmbitos sociais, como vida amorosa e vida profissional. O podcast ocupou nos últimos seis meses o top 10 dos podcasts mais buscados dentro do aplicativo e conta com constantes spin-offs para datas comemorativas que batem números recordes, como o especial com previsões para o ano novo.


O grande consumo do Céu da Semana demonstra uma tendência da plataforma que hoje conta com o gênero de podcast "Espiritualidade e Religião" como o terceiro mais ouvido. O primeiro e segundo lugar são ocupados, respectivamente, pelos gêneros de "Sociedade e Cultura" e "Comédia". Já "Educação" e "Estilo de Vida e Hobbies" aparecem na quarta e quinta posição.


As co-produções e parcerias com produtoras e outras plataformas de streaming também fazem parte dessa chave para o sucesso. No início de 2021, a plataforma anunciou o lançamento de cinco podcasts originais produzidos pelo Porta dos Fundos. Dois deles já foram lançados, " Quem Quer Ser Um Alienado? " e " Amigos do Fim ", ambos dentre os cinco podcasts originais mais escutados. Outro destaque é para a parceria com o Globoplay que se estende aos podcasts originais da plataforma de streaming da Globo. Hoje, podcasts como " A República das Milícias ", " À Mão Armada " e " Papo de Parente " estão disponíveis exclusivamente também na Deezer.


Internacionalmente, a empresa mantém a mesma linha focada em parcerias, produções originais e no incentivo ao consumo de podcasts. Em 2021, seus investimentos em podcasts cresceram com relação ao total investido no ano passado e, hoje, a empresa conta com mais de 60 produções originais da Deezer em todo o mundo focadas em seus respectivos mercados locais.


Sobre a Deezer

A Deezer conecta 16 milhões de fãs de música ativos mensalmente de todo o mundo com mais de 73 milhões de faixas. Disponível em 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo. A Deezer é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você.


Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames. Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlim, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web em deezer.com .

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon