• O Canal da Lili

Curso orienta guardas municipais de Piracicaba sobre casos de maus-tratos a animais


O curso foi divido em três palestras, que duraram cerca de duas horas - Imagem: Assessoria parlamentar

Membros da GCM (Guarda Civil Municipal) participaram de um curso sobre a lei 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, mais especificamente no capítulo referente aos maus-tratos a animais. As palestras que aconteceram nos últimos dias 23 e 24 de fevereiro, foram articuladas pela vereadora Alessandra Bellucci, que é protetora e atua na causa há 30 anos. “Na minha atuação como protetora dos animais, sempre recebi muita reclamação das pessoas que precisavam do apoio da polícia em relação aos maus-tratos”, diz Alessandra, ao informar que a proposta de realizar a palestra surgiu de uma conversa com o novo comandante da GCM, Sidney Nunes.


Alessandra Bellucci relata que, dentro da sua experiência de atuação, ela percebia que faltava informação para as próprias pessoas que atendiam as ocorrências. “Acontecia muito de não saberem se o caso era para ser encaminhado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonose) ou mesmo para o Corpo de Bombeiros”, lembra.


O curso foi divido em três palestras, que duraram cerca de duas horas. A primeira foi sobre “Flagrante e Legislação Veterinária”, com a delegada Juliana Ricci; depois o advogado Mauro Cerri Jr., especialista em Direito Animal, falou sobre protocolo de perícia em bem-estar animal; e, por fim, a ativista Miriam Miranda tratou do assunto “Acolhimento e Políticas de Bem-Estar”.


“Conseguimos mapear aos membros da Guarda Civil os diversos aspectos do atendimento da lei sobre maus-tratos”, salientou Alessandra. “A palestra aconteceu e, sem dúvida, é uma evolução, porque agora você sabe que a hora que você ligar (na GCM), você vai ser atendido”, disse a parlamentar.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com