• O Canal da Lili

Curso gratuito ensina estratégias de comunicação para artistas no Sesc Piracicaba


Rafael Bitencourt ministra curso de comunicação para artistas - Imagem: Claudia Assencio/Tempo D Comunicação e Cultura

Com o objetivo de debater as possibilidades de divulgação junto à mídia, o Sesc Piracicaba realiza a partir de quarta-feira (27), às 19h30, o curso Comunicação para Artistas, que será ministrado pelo jornalista, pesquisador e produtor cultural Rafael Bitencourt, da Tempo D Comunicação e Cultura. A participação é gratuita. Para entrar na unidade, é necessário apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19.


Ao todo, serão quatro encontros no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc: além desta quarta-feira (27), as aulas acontecem, ainda, nos dias 4, 11 e 18 de maio. O intuito é abordar técnicas e discutir estratégias para a realização de um trabalho efetivo de assessoria de imprensa em busca de otimização de resultados. “Trabalhar a divulgação junto à mídia, por meio das ferramentas e estratégias mais adequadas, é fundamental para que os artistas consigam visibilidade e, assim, possam atrair o interesse da mídia e, consequentemente, atrair público, viabilizar projetos e tornar-se conhecido num mercado que é cada vez mais competitivo”, afirma Bitencourt.



O curso terá momentos expositivos e atividades práticas. Serão abordadas questões como o planejamento de comunicação, produção de releases, contato com os veículos de imprensa e redes sociais. “Desenvolvemos esse curso para que possamos dar dicas importantes e discutir ações que podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa, independente da área de formação”, diz o professor.


Qualificação e retomada

A pandemia de Covid-19, que paralisou o mundo, gerou prejuízos para a área cultural e para os artistas. De acordo com Bitencourt, num momento de retomada de ações, se preparar devidamente é muito importante. “O setor cultural começa a se movimentar novamente após dois anos muito complicados e algumas mudanças começam a ser vistas no mercado. Nesse cenário, é fundamental se qualificar para poder se destacar e conseguir bons resultados”, destaca o profissional.


Sobre o professor

Rafael Bitencourt é jornalista graduado pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha). É diretor da Tempo D Comunicação e Cultura e coordenador de comunicação do projeto “Corredor Caipira”. Tem passagens por veículos de imprensa como G1/Globo, Jovem Pan News, Jornal de Piracicaba, TV Beira Rio e Educativa FM. É um dos apresentadores dos programas É Rock (Educativa FM) e Café com Pan (Jovem Pan News). Idealizador do podcast “Riverbeirar”, sobre a cultura piracicabana.


Atuou na comunicação de eventos como o Salão Internacional de Humor, Virada Cultural Paulista, Festival Viola da Terra, Festa dos Batuques Paulistas, Quebradas e Culturas e Rockaipira. Foi responsável pela assessoria de imprensa de projetos e artistas como Beto Skubs (Grey´s Anatomy), Outras Margens do Rio (Julia Giannetti e Carolina Moya), Cancioneiro dos Rios (Márcio Sartório), banda Capitão Nemo e o Hot Club de Piracicaba.


SERVIÇO

Curso Comunicação para Artistas, com Rafael Bitencourt: dias 27/4, 4/5, 11/5 e 18/5, às 19h30, no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Piracicaba, à avenida Ipiranga, 155. Entrada gratuita. Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br. Para entrar na unidade, é necessário apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19. Mais informações: (19) 3437-9292.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon