top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Cultura afro-caipira: dupla Lua e Vênus apresenta-se no Projeto Caldo, do Sesc Piracicaba


Lua e Vênus estreiam, nesta sexta-feira (9), às 12h, um canal no YouTube - Imagem: Jaqueline Altomani

*Texto: Airan Prada

A dupla Lua e Vênus, formada pelas piracicabanas Luana Iris e Gabriela Rodrigues, apresenta-se no Projeto Caldo, do Sesc Piracicaba, neste sábado (10), a partir das 17h30, no Largo dos Pescadores, com entrada gratuita. No evento, as artistas prestam homenagem à cultura afro-caipira, interpretando modas de viola, com a participação especial do cururueiro Luiz Pedroso. O Projeto Caldo ocorre até o dia 25 deste mês, com exibições voltadas às tradições contemporâneas.


Além disso, Lua e Vênus estreiam, nesta sexta-feira (9), às 12h, um canal no YouTube. O primeiro conteúdo é a música “Piracicaba”, de Newton de Mello, considerada hino do município, interpretada no Congresso do Orçamento Participativo 2022, ocorrido em julho, que contou com participações de diversas lideranças de bairros e do prefeito Luciano Almeida, visando a discutir demandas da população. Ainda na sexta-feira, mas às 19h, será publicada Luz Dourada, canção autoral de Vênus, também apresentada no evento. Os conteúdos, produzidos por Guilherme Valdanha Silvério e Airan Prada, podem ser acessados em bit.ly/luaevenus.




Segundo as artistas, foi importante para o aprendizado cantar em um evento que discute as necessidades reais do nosso povo. “Sempre compreendemos nosso papel enquanto cidadãs e participamos de várias atividades ligadas ao campo social, exatamente para nunca esquecer nossas raízes!”, afirmaram.


INFLUÊNCIAS

A vertente caipira da dupla é influenciada, principalmente, pela trajetória de Lua. Violeira desde os 9 anos, ela conta que o pai, Luiz Carlos da Silva, foi locutor de Cururu e sempre a levava para eventos como a Festa do Divino, animada pelo gênero musical. ”A partir dessa convivência com outros cantores, meu desejo de produzir arte só foi intensificado”, relata.


Além da influência da cultura regional, a dupla também pertence ao movimento Hip Hop, formado por quatro elementos: Rap, DJ, Graffiti e Breakdance. Vênus, inclusive, foi uma das primeiras mulheres da nova geração a participar da Batalha Central, tradicional duelo de rimas de Piracicaba. “Com o Rap, fiz minha voz ser ouvida, porque todo mundo tem voz. A questão é sobre conseguir fazer com que as pessoas a ouçam e não seja só um barulho”, destaca Vênus.


FESTIVAL DICANTO

No dia 27 deste mês, a partir das 20h, no Espaço Haras (Rodovia Dep. Laércio Côrte, Km 136, Piracicaba/Limeira), ocorre o 6º Festival Dicanto, que também contará com a presença de Lua e Vênus na disputa pelo prêmio. Os ingressos estão disponíveis, por R$ 30,00, e podem ser adquiridos com a dupla pelo telefone (19) 998299-6794, ou pelo Instagram @luaevenus__


SERVIÇO

Show Lua e Vênus no Projeto Caldo - apresentação moda de viola: sábado (10), a partir das 17h30, no Largo dos Pescadores, em Piracicaba (SP). Lançamento do canal “Lua & Vênus”: sexta-feira (9), às 12h, no YouTube (bit.ly/luaevenus). Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @luaevenus__ / @ladys_prod.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page