• O Canal da Lili

Cruz Vermelha São Paulo cria campanha emergencial para ajudar desabrigados da Bahia

Atualizado: 18 de fev.


Governo de SP enviou força-tarefa para auxiliar vítimas das chuvas na Bahia - Imagem: Governo do Estado de SP

Impossível permanecer inerte diante do sofrimento de mais 640 mil pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia - 25 mortos e 91.806 compatriotas desabrigados ou desalojados - e quem tem empatia se mobiliza no País. Em solidariedade a milhares de famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia, a CVSP (Cruz Vermelha São Paulo) criou, no dia 29 de dezembro, uma campanha emergencial para ajudar as pessoas desabrigadas das mais de 150 cidades baianas. Uma das formas de ajudar é doando recursos financeiros pelo PIX sosbahia@cruzvermelhasp.org.br.


Outra opção de ajuda é pela sede da entidade - na avenida Moreira Guimarães, 699, em Indianópolis, na Zona Sul da capital em São Paulo -, que conta com um posto de coleta que permanecerá de plantão por 24 horas nos próximos dias para arrecadar mantimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, cobertores, roupas e garrafas de água potável.



Bruno Semino, diretor executivo da Cruz Vermelha São Paulo, destaca alguns cuidados que devem ser tomados para quem for fazer doações: observar a data de validade dos produtos doados e entregar peças de vestuário e cobertores em embalagens plásticas e limpas.

Semino também explica que, apesar dos trabalhos da CVSP terem como objetivo a população carente da capital paulista, o momento pediu uma mudança de rotina. “Acreditamos que podemos ajudar aquelas famílias neste momento de consternação e luta do povo baiano e, por isso, pedimos o apoio de empresários e moradores de São Paulo e Região Metropolitana para levarmos um pouco de ajuda a quem perdeu tudo”, afirma.

GOVERNO DO ESTADO

O Governo do Estado de São Paulo enviou, no úlitmo domingo (26), dois helicópteros Águia e dois aviões para auxiliar as vítimas das chuvas que atingem o estado da Bahia. Também foram enviados outros 14 profissionais do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar que embarcaram do Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista, e 16 da cidade de Ribeirão Preto. Eles se juntaram aos outros seis bombeiros que partiram, na noite de sábado (25), da Estação de Bombeiros, do bairro do Belém, em direção ao Sul da Bahia levando um caminhão com cinco embarcações.


A força-tarefa é composta por oficiais e praças especialistas em resgates, salvamento e logística. A operação é integrada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, Comando de Aviação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros da Bahia, Fundação Florestal, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e voluntários.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon