top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Crianças devem manter rotina de cuidados com os dentes nas férias escolares


Pais e responsáveis devem estar atentos à saúde bucal de crianças nas férias - Imagem: Ilustrativa

O descanso das férias escolares de verão é o mais aguardado entre crianças e adolescentes que terminam o ano letivo. O intervalo nos estudos é importante para a saúde mental, porém, acompanhado por viagens e passeios, pode desregular a rotina de alimentação e os cuidados com higiene bucal dos jovens. Especialistas recomendam atenção redobrada aos pais e guardiões.


De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Cristiana Maria Bertozzo, a tendência dessa época é de alta no consumo de doces e guloseimas e, com a agenda focada em brincadeiras e diversão, pode ocorrer relaxamento nos hábitos de limpeza bucal. “Com atividades que deixam os mais novos cansados, a disciplina costuma ficar em segundo plano, o que permite o surgimento de problemas na boca”, afirma.



A especialista elenca cinco dicas para manter os cuidados com os dentes durante esse período:


ALIMENTAÇÃO

O cardápio de crianças não pode sofrer alterações severas nas férias. Uma estratégia indicada para incluir guloseimas no dia a dia, sem o prejuízo das refeições tradicionais, é servi-las como sobremesa logo após o almoço. Pela noite, não é aconselhado oferecer leite ou bolachas antes de dormir, como técnica para estimular o sono -- a prática pode provocar o surgimento de cárie.


ESCOVAÇÃO

É importante escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia. Utilizar escovas coloridas e cremes dentais de sabor e com personagens lúdicos podem ser um incentivo para esse momento, caso haja relutância vinda dos mais jovens. Em passeios longos, como idas a parques de diversão, os pais podem levar kits de viagem com escovas portáteis para manter a higiene nas horas certas e evitar desconfortos.


HIDRATAÇÃO

O hábito de tomar água deve ser encorajado para manter a hidratação e evitar o aparecimento de lesões dentro da boca. Sucos e refrigerantes têm taxas elevadas de açúcares e de acidez, o que contribui para a o desgaste do esmalte dos dentes e pode provocar sensibilidade, dores e outros problemas.


CONSULTAS

Aproveitar o período de férias escolares para fazer consultas a um dentista pode ser conveniente para muitas famílias. As visitas a um profissional devem acontecer, pelo menos, a cada seis meses e o acompanhamento desde os primeiros anos de vida é importante para manter a manutenção do bem-estar e saúde bucal.


ACIDENTES

Em casos de acidentes como traumatismos dentários, é imprescindível procurar pelo serviço de pronto-atendimento nas primeiras horas e acionar o dentista da criança para informar o ocorrido. Em casos de quebras, é necessário guardar o fragmento em um frasco com água e levar ao consultório para aumentar as chances de restauração.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page