• O Canal da Lili

Cooking 3x3: Kobayat-Libano recebe ação com esporte e cultura no fim de semana em Piracicaba (SP)


Will Evangelista, criador do Cooking e jogador de basquete, vai fazer uma oficina sobre o esporte - Imagem: Divulgação

O Projeto Cooking 3x3 volta a desenvolver, neste sábado (30) em Piracicaba (SP), mais uma atividade, desta vez no bairro Kobayat-Libano, envolvendo a comunidade local. A atividade será voltada a crianças e jovens na Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno Cruz - situada à avenida Frei Francisco Antonio Perin, 600 -, a partir das 14h. Will Evangelista, criador do Cooking e jogador de basquete, vai fazer uma oficina sobre o esporte, com palestra e vivências práticas, também haverá apresentação de dança e teatro do Coletivo Coisa Preta "Meninas dos Olhos... Preta!" - Brincando Africanidades (elenco: Heloísa Magalhães, Madu Prudêncio, Mayra Kristina e Eva Prudêncio).


O encerramento será com uma confraternização e distribuição de lanches e doces. O objetivo é apresentar para as crianças novas perspectivas e possibilidades de futuro, por meio do esporte e cultura. “Queremos mostrar que com trabalho, dedicação e disciplina é possível conquistar o futuro que eles quiserem. O esporte é mais um facilitador de caminhos”, destaca o atleta. O evento realizado pelo Cooking3x3 com participação de voluntários, tem apoio do coletivo Coisa Preta e parceria com Sesc Piracicaba, empresa Lourenço Alimentos, Food4life Empório café, Academia Teslatics e Misa Bijoux.



Projeto Cooking 3x3

A ação faz parte das atividades em que o Cooking 3x3 se envolve enquanto organiza o próximo evento esportivo beneficente. Para o torneio de 2022, Will Evangelista, criador do Cooking, já conquistou uma colaborador importante, a loja Decathlon de artigos esportivos no Shopping Piracicaba. A expectativa é conseguir mais apoiadores para oferecer aos jovens uma experiência motivadora, além de promover a arrecadação de alimentos e doações para fazer a diferença aos mais necessitados. “Nós estamos organizando um grande evento, dividido em vários torneios durante o ano, e temos certeza de que vamos demonstrar a força do esporte na formação do caráter, associando a prática esportiva com a ação social. Esse novo formato tem tudo para dar também visibilidade aos apoiadores que estarão conosco, atuando junto à comunidade”, destaca Evangelista. “Eu agradeço muito a todos que ajudam o Cooking3x3, diretamente ou indiretamente, todos que fazem isso ser possível”, completa o atleta.


Para patrocinar o evento é possível fazer a adesão a um dos modelos de apoio com valores para empresas de pequeno, médio ou grande porte. O contato de Will Evangelista é (19) 98175-3999 ou Instagram @cooking3x3 @will3x3.


Plano 2022

Em vez de um único dia de competições, serão lançados seis torneios em quadras esportivas da cidade (Piracicaba) e da região (Cosmópolis) com encerramento em pleno Shopping Piracicaba, na praça central. As disputas serão divididas em quatro categorias: sub 16, sub 18, livre masculino e livre feminino. A expectativa da organização é receber centenas de atletas de toda a região para prestigiar a competição e efetuar doações que tem auxiliado inúmeras famílias desde 2018. A arrecadação do evento acontece no momento das inscrições que são feitas mediante doação de alimentos, além das doações espontâneas por parte do público que vai assistir. Os finalistas do torneio recebem camisetas personalizadas e os vencedores recebem troféus.


As datas ainda não estão definidas até que sejam fechados os apoios e patrocínios. O idealizador e organizador do evento, Will Evangelista, espera arrecadar recursos e alimentos para garantir o fornecimento de cerca de 1.000 marmitas por mês. “O projeto começou com as doações de cestas básicas que eu juntava com amigos e colaboradores, e quando veio a pandemia vimos a necessidade de fornecer a comida pronta porque muitas famílias não tinham condições nem para cozinhar”, destaca o atleta que já jogou basquete pelo XV de Piracicaba e pela Seleção Brasileira de 3x3.


Will Evangelista, também formado em gastronomia (durante atuação pelo XV) prepara os alimentos pessoalmente, junto com outros voluntários. “Agora estamos em busca de parceiros que queiram investir no projeto para fazer um bem para a sociedade, mas que também vão ter grande visibilidade durante as atividades desenvolvidas”, convida Evangelista.


Will Evangelista em ação realizada anteriormente - Imagem: Divuglação

O que é o Cooking 3x3?

Iniciativa que realiza torneios competitivos de basquete modalidade 3x3 com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os jovens e arrecadar recursos para famílias necessitadas de Piracicaba. Tem fornecido alimentos e marmitas para diversos públicos em situação de vulnerabilidade social de Piracicaba. O Projeto nasceu em 2018 com o objetivo de recolher doações de alimentos para atender necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade de Piracicaba. Por meio de eventos esportivos, a iniciativa promove desenvolvimento e conscientização de crianças, jovens e adultos, e ainda ajuda a matar a fome de quem necessita.


Histórico do atleta

William Lucas Evangelista (Will), criador do projeto social cooking3x3, mineiro de Uberaba, veio a Piracicaba para jogar basquetebol pelo XV de Piracicaba, onde atuou por 5 anos e está de volta em 2022. Depois do XV jogou pelo Rio Claro, Macaé (Campeonato da NBB), São Paulo DC (ANB e Mundiais). Pela Seleção brasileira, Will disputou a Copa do mundo, tendo conquistado títulos de Destaques Melhor jogador 2009 e 2011, atleta referência 2012, atleta destaque 2016 e 2019. Também ficou entre os 60 melhores jogadores do mundo pela Fiba em 2018 e o segundo no Brasil. Juntando seu talento culinário com o histórico esportivo, Will participou do Programa É de casa na Rede Globo de televisão, do Globo Esporte, além de entrevistas para TVs, Rádios e jornais locais.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon