top of page
Foto do escritorO Canal da Lili

Consciência Negra: 11º Festival Afropira acontece de 14 a 20 de novembro em Piracicaba (SP)

Atualizado: 7 de nov.


Considerado um dos maiores eventos afro do interior paulista, o Festival Afropira já tem datas para a sua 11ª edição, que acontece em 2024. Os dias foram anunciados pela organização: o evento acontecerá de 14 a 20 de novembro, com uma grande programação em reflexão e celebração pelo Dia da Consciência Negra.


Em 2024, o Festival Afropira terá sete dias, superando 2023, quando a programação ocorreu por cinco dias. A programação completa e os espaços em que o festival será realizado neste ano serão divulgados em breve.






O projeto foi contemplado pelo ProAc Editais 2023. A realização é do Governo do Estado de São Paulo; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; MVF Produtora, Prefeitura de Piracicaba; Secretaria da Ação Cultural; Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (CPIR); Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN); e Sesc Piracicaba.


Embaixadores

Nesse ano, serão eleitos os “Embaixadores do Afropira 2024” em cinco categorias: infantil, juvenil, adulto, 50+, homem tran e mulher trans. Para participar da seleção, é preciso se inscrever pelo link que está disponível na biografia da página oficial do festival no Instagram: @afropira


Área infantil e atividades lúdicas

Durante diferentes dias, haverá a Área Infantil, que permite aos responsáveis aproveitar o evento enquanto as crianças curtem um local especial, com atividades lúdicas como contação de história, capoeira, musicalização e confecção de boneca, entre outras. “Essa atividade foi um sucesso o ano passado, na primeira vez que a realizamos, um local com monitores e, em 2024, também terá pedagogos. Os responsáveis fazem um cadastro, deixam a criança lá, e podem aproveitar o evento sabendo que a criança está segura e curtindo”, afirma Elaine Teotonio, idealizadora e diretora do Festival Afropira.


Ensino da história e cultura afro-brasileira e africana

O Instituto Afropira tem visitado escolas públicas para divulgar o Festival e aplicar a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.


Durante esta edição do festival será lançada uma ação, para 2025, que homenageará professores e escolas que desenvolvem trabalhos que promovem ações antirracistas.


Kit com camiseta e caneca

O Instituto Afropira está realizando a venda de um kit referente ao Festival Afropira 2024, com uma camiseta e uma caneca. “Agora, nós somos uma instituição sem fins lucrativos. Então, todo o evento, tudo o que nós arrecadarmos é voltado aos projetos a serem realizados em 2025. E, para arrecadar dinheiro para esses projetos, estamos aqui vendendo esse kit, com camiseta e caneca”, explica Elaine.


Para quem quiser adquirir o kit, é necessário enviar uma mensagem pelo direct da página oficial do festival no Instagram (@afropira) ou pelo WhatsApp (19) 99680-8474.


SERVIÇO

Mais informações sobre o 11º Afropira podem ser conferidas no Instagram: @afropira

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page