• O Canal da Lili

Consórcio PCJ doa insumo ao Viveiro Municipal de Piracicaba para produção de mudas


Mudas já prontas para o plantio em áreas diversas - Imagem: Prefeitura/CCS

O Consórcio PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) doou um caminhão de torta de filtro, insumo resultante do processo da moagem da cana-de-açúcar que é misturado à terra para produção de mudas, ao Viveiro Municipal de Piracicaba. A parceria entre o PCJ e a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que mantém o Viveiro, já rendeu a doação de outros dois caminhões do mesmo insumo. Em contrapartida, o município doa mudas ao Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ para reflorestamento ciliar dos municípios que integram o PCJ.


O Viveiro Municipal produz um média de 10 mil mudas/mês. As mudas têm destinação diferenciada, conforme a espécie e a demanda. As doadas ao Consórcio PCJ e à Sema (Secretaria Municipal de Agricultura), espécies destinadas ao reflorestamento, são o pau-marfim, angico, jequitibá, pau-viola, ingás, ipês, entre outras.


As mudas também são doadas aos cidadãos, que podem solicitá-las por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, o 156. Essas mudas, que são frutíferas, como goiaba, pitanga, araçá, amora e acerola, são plantadas, geralmente em chácaras e sítios. “O Consórcio PCJ sempre foi um grande parceiro da Prefeitura de Piracicaba e a doação da torta de filtro é muito bem-vinda, pois todas as áreas de proteção recuperadas, por meio de reflorestamento, refletem a qualidade e quantidade de água de nossos rios”, ressaltou o prefeito Luciano Almeida.


“O Consórcio PCJ trabalha, desde 1991, na recomposição das matas ciliares para ampliar a disponibilidade de água para as Bacias PCJ. Em mais de três décadas, plantamos cinco milhões de árvores. Nós estamos proporcionando uma mudança cultural no sentido de sensibilizar a comunidade rural da nossa região sobre a importância da preservação”, atenta o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz.


PRODUTOR E FORNECEDOR DE MUDAS

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ tem como objetivo principal proteger as nascentes e mananciais de uso público para garantir água de qualidade e quantidade para toda a população das Bacias PCJ, ou seja, 5 milhões de habitantes.


Para auxiliar na viabilização e produção de mudas nativas o Consórcio PCJ realiza a entrega de insumos como sementes e saquinhos para os viveiros municipais parceiros, dentre eles, o Viveiro de Piracicaba, que vem se destacando ao longo dos anos como o maior e principal produtor e fornecedor regional de mudas nativas pelo Consórcio PCJ.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon