top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Confira dicas de receitas e alimentos que ajudam a repor as energias durante o Carnaval


Clericot de Kombucha - Imagem: Divulgação

O Carnaval está aí e, onde quer que as pessoas estejam, energia não pode faltar. Pensando nisso, as professoras e chefs de Cozinha do Centro Europeu, uma das mais renomadas escolas de gastronomia do Brasil, Iracema Bertoco e Juliana Soares Sáfadi, trouxeram dicas e receitas simples e fáceis para que os foliões possam repor nutrientes e voltar para a festa.






São seis dicas fundamentais que farão toda a diferença. A primeira delas é investir em sucos de frutas naturais diluídos com água ou água de coco. "Nada de sucos integrais, já que eles têm excesso de frutose e podem causar indisposição e mal estar", alerta a chef Iracema Bertocco , que cursou História e Cultura da Alimentação pela UFPR e é personal chef em alimentação saudável.


No que se refere ao consumo de frutas, a orientação é optar por frutas que contenham bastante água para hidratar o corpo como, por exemplo, o melão a, melancia e o abacaxi. Já a banana é a fruta que ajuda a repor energia e pode ser encontrada em qualquer lugar e levada na bolsa .


"Se não tiver tempo de dar uma paradinha para fazer uma refeição mais completa, outra boa opção são os mix de castanhas e frutas secas", lembra.


Evitar comer frituras, comidas gordurosas e pesadas é uma dica unânime para quem entende de comida. "Muita gente acha que esse tipo de comida dá forças, mas acontece o contrário, pois seu corpo vai gastar energias para digerir a comilança e a pessoa ficará sem disposição para cair na folia", completa.


Para depois da folia, as sopinhas e caldinhos são os mais indicados. "Além de matar a fome ajudam na disposição e hidratação, principalmente dos foliões que exageram um pouco no álcool", ressalta.


Confira quatro receitas especiais:


Sopa fria de pepino e castanha de caju - Essa sopa fria é uma ótima opção para os dias mais quentes de Carnaval.


Ingredientes:


2 pepinos japonês sem casca


100 g de castanha de caju crua


5 folhas de hortelã


500 ml de agua filtrada


Sal e pimenta do reino à gosto


Deixe a castanha de caju de molho em água por aproximadamente 6 horas (pode colocar de véspera e deixar na geladeira). Escorra a água e leve ao liquidificador com a água filtrada, o pepino, a hortelã picada, sal e pimenta. Bata bem até virar um creme. Leve para gelar por aproximadamente 30 minutos.


Ceviche de melão (dá pra fazer a mesma versão com melancia) - Ingredientes:


300 g de melão em cubos,


30 g de cebola roxa cortadas em julienne


Pimenta dedo de moça sem sementes


Folhas de coentro picadinhas


Suco de limão


Sal a gosto


1 fio de azeite


Modo de Preparo


Só misturar tudo e servir geladinho. Fica uma delícia


Kombucha - Por chef Juliana Sáfadi

Além de ser uma delícia, a kombucha (uma bebida milenar) que agora “está na moda” é uma excelente pedida para quem quer desintoxicar sem abrir mão de sabor e prazer no seu dia!


A kombucha nada mais é do que uma bebida probiótica produzida à base do chá da planta Camellia sinensis, açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras.


Durante o processo de fermentação, as leveduras se alimentam do açúcar e o transformam em álcool e as bactérias convertem o álcool em ácido acético, produzindo uma bebida energética, refrescante e saudável. A kombucha também pode ser saborizada com frutas e especiarias, como, por exemplo, o hibiscus, uva, manga, limão e gengibre.


Cheia de microrganismos vivos, vitaminas e antioxidantes, são diversos os benefícios da kombucha para a saúde. Um dos mais clássicos é o equilíbrio da flora intestinal. Como reflexo do bom funcionamento do intestino está o aumento da imunidade, da sensação de bem-estar.


Clericot de Kombucha - Ingredientes:

200 g de abacaxi pérola, em cubos


12 uvas verdes sem sementes cortadas ao meio


12 morangos frescos picados


2 laranjas-pera sem casca, sem pele e sem sementes, em cubos


2 maçãs Fuji sem casca e sem sementes, em cubos


2 galhos de hortelã


1 litro de kombucha natural ou de capim-limão


1/2 xícara (120 ml) de água mineral com gás


1 xícara (150 g) de cubos de gelo, ou a gosto


Passo a Passo

1) Coloque as frutas e a hortelã (em folhas) numa jarra grande, despeje os líquidos e o gelo e misture.


2) Distribua em copos e, se quiser,


decore cada um morango.


3) Se preferir a bebida mais doce, acrescente açúcar demerara ou outro adoçante de sua preferência.


4) Sirva em seguida.


Trajetória

A chef Iracema Bertoco, é professora do Centro Europeu, e tem especializações em cozinha diet & light, gastronomia funcional, PANCS (plantas alimentícias não convencionais), membro do Slow Food Brasil e personal chef em alimentação saudável. Já a chef Juliana Soares Sáfadi também é professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu é mestre em biotecnologia, nutricionista, especialista em controle de alimentos, chef de cozinha e sommelière.


Cursos de gastronomia - O Centro Europeu oferece oito cursos com professores altamente capacitados e atuantes no mercado de trabalho. Entre eles, Chef de Cuisine Restauranteur, Pâtisserie, Chef Gourmet e Cake Design. Ao todo, mais de 3.400 alunos foram formados ao longo de 22 anos de atuação da escola. Atualmente são oferecidos cursos no formato presencial e online.


Entre as disciplinas do curso de Chef de Cuisine -- Restaurateur, estão cozinhas contemporânea, brasileira e cozinha criativa, gastronomia funcional, marketing de restaurantes, plano de negócios, formação e fortalecimento de equipes, custos e preços, planejamento físico de cozinhas, entre outros.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page