• O Canal da Lili

Concurso Cultural Paradas pro Sucesso: estudantes de Piracicaba podem se inscrever até dia 30


Podem participar do concurso todos os estudantes de Piracicaba - Imagem: Divulgação

Neste ano a Campanha Antitabagismo Paradas pro Sucesso e a Diretoria de Ensino de Piracicaba e Região lançaram o Concurso Cultural Paradas pro Sucesso entre os estudantes. De acordo com a médica cardiologista Juliana Previtalli, uma das idealizadoras da campanha Paradas pro Sucesso, o objetivo da parceria com a Diretoria Regional de Ensino é incentivar os alunos a demonstrar suas habilidades e criatividade artísticas e fomentar a discussão sobre o tema antitabagismo.


Podem participar do concurso todos os estudantes de Piracicaba, divididos em três categorias: Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio. Cada estudante poderá participar em uma das duas modalidades: Vídeo ou Desenho.


O regulamento do concurso já está na rede estadual e os alunos das escolas municipais e particulares podem solicitá-lo através do e-mail: concursoparadasprosucesso@gmail.com. As inscrições vão até dia 30 de junho e os prêmios são bolsas de estudo de 100% em escolas de música e de artes da cidade.


MORTALIDADE

No Brasil, 428 pessoas morrem diariamente de doenças causadas pelo tabagismo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.


No tabaco há mais de 9.600 substâncias. A fumaça do cigarro possui uma fase gasosa e uma particulada. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, nicotina, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias. A fase particulada contém nicotina e alcatrão que é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado a partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas em veneno para matar rato.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon