top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Concerto ‘Uma noite na Ópera’ comemora os 256 anos de Piracicaba (SP), no sábado (12)


OSP se apresenta no Teatro do Engenho - Imagem: Studio Nanah Dluize

Em comemoração ao aniversário de 256 anos de Piracicaba (SP), a OSP - Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta “Uma noite na Ópera”, com a participação especial de duas sopranos e um tenor. Árias e duetos dos principais compositores mundiais do gênero ópera estão no programa, sob regência do maestro alemão Knut Andreas. Os concertos acontecem no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba, às 16h e 19h, no sábado (12). Os ingressos gratuitos podem ser retirados pela internet ou presencialmente.


Para o programa, a OSP convidou o tenor paulista Rafael Stein, a soprano italiana Maria Sole Gallevi e a soprano piracicabana Raíssa do Amaral. Eles apresentam uma seleção de 16 árias de óperas e duetos de compositores mundialmente consagrados, como Georges Bizet, Giuseppe Verdi, Gaetano Donizetti, Georg Friedrich Händel, Antonín Dvorák, Giacomo Puccini, Léo Delibes, Pietro Mascagni, Carl Maria von Weber e Carlos Gomes.



As árias de óperas são trechos musicais solos, geralmente cantados por um personagem da ópera, que expressam sentimentos e emoções em relação à narrativa. São uma parte importante da ópera e muitas vezes são as partes mais conhecidas e populares. Já os duetos são peças musicais compostas para serem executadas por dois cantores e podem ser encontrados em diversos gêneros musicais, como ópera, música sacra, música de concerto, entre outros.


O maestro Knut Andreas explica que o gênero operístico desperta fascínio no público, o que motivou a criação do programa para celebrar o aniversário da cidade. "Ela tem o poder de nos transportar para outros mundos e nos fazer sentir uma gama de emoções. Espero que todos que assistirem ao nosso espetáculo sejam tocados de alguma forma pela beleza da música e da performance da orquestra e dos cantores", diz o diretor artístico e regente titular da OSP.


Maestro Knut Andreas - Imagem: Nanah Dluize

A realização da Temporada 2023 é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), sob o patrocínio prata da Hyundai e da Drogal e tendo como apoiadora a Caterpillar. São parceiros a Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Jornal de Piracicaba, Ibis Styles, Empem, MegaBilheteria, Padaria do Vovô e Monte Sul.


Os ingressos gratuitos devem ser retirados a partir de sexta-feira (11), no site megabilheteria.com. No dia do espetáculo, na bilheteria do Teatro do Engenho, serão disponibilizados 50 ingressos por sessão, com 30 minutos de antecedência (às 15h30 e 18h30). A OSP solicita a doação de farinha de trigo, em prol do Fundo Social de Solidariedade.


Raíssa do Amaral, Maria Sole Gallevi e Rafael Stein - Imagem: Divulgação

CANTORES

A soprano italiana radicada em São Paulo Maria Sole Gallevi é graduada em canto no Conservatório San Pietro a Majella, em Nápoles, e em jazz no Conservatório Santa Cecília, em Roma. Em 2016 ganhou o Prêmio Ópera – La Boheme, do 14o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e, em 2019, o terceiro lugar, na 17a edição. Abriu esse mesmo concurso, na 20a edição, com obras de Verdi e Carlos Gomes.


A piracicabana Raíssa do Amaral é graduada, mestra e doutoranda em canto lírico pela Unicamp, onde também formou-se em cordas popular. Estudou violão clássico com Sergio Belluco e piano com Cidinha Mahle. Integrou o Opera Studio da Unicamp e participou de várias óperas no Theatro São Pedro. Protagonizou a ópera “A Moreninha”, de Ernst Mahle. Venceu o 7o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.


Já o tenor paulista Rafael Stein é formado em pedagogia e música pela USP e Cantou profissionalmente em algumas óperas e musicais. É integrante da Cia. Minaz desde 2010, onde atua como solista, professor e coordenador pedagógico. Em 2018 ganhou o prêmio especial Sarzana-Itália, no 16o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Em 2019 cantou em frente à Orquestra Filarmônica Amazonas, no Teatro Amazonas.


SERVIÇO

Uma Noite na Ópera, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba: sábado (12), às 16h e 19h, no Teatro Erotídes de Campos, à avenida Dr. Maurice Allain, 454, no Engenho Central, em Piracicaba (SP). Informações: Facebook, Instagram @sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page