• O Canal da Lili

Comprar de forma compulsiva pode representar quadro clínico, alerta psicóloga

Atualizado: 21 de fev.


Quando o ato de comprar é excessivo e acontece de forma impulsiva, o quadro requer atenção profissional - Imagem: Divulgação

Um dia de compras no shopping pode ser uma prática de higiene mental que alivia o estresse do cotidiano, porém, quando o ato de comprar é excessivo e acontece de forma impulsiva, o quadro requer atenção profissional. Esse transtorno é conhecido como oniomania e leva o indivíduo a adquirir coisas novas compulsivamente. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 8% da população mundial é acometida por essa condição.


A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Patrícia Teixeira Santos, explica que a doença se desenvolve quando o indivíduo tem necessidade de preencher lacunas da vida social. "A pessoa inserida em um ritmo de trabalho intenso, com cobranças constantes por produtividade, acaba se afastando do seu convívio familiar e de seus amigos", afirma a docente. "O distanciamento social vivido na pandemia de Covid-19 também agrava esse cenário e torna a população mais carente", completa.



De acordo com a psicóloga, a ato de comprar proporciona o sentimento momentâneo de preenchimento, o que pode levar ao vício, e o transtorno pode transformar o paciente em um acumulador. Identificar a oniomania requer o apoio de pessoas próximas e deve ser acompanhado por profissionais qualificados. "Sem tratamento, é possível desenvolver problemas paralelos, como a ansiedade e a depressão", pontua.


Com o período de vendas de fim de ano, a psicóloga destaca sinais preocupantes que devem ser considerados com atenção. "Mesmo com as promoções, não é saudável gastar dinheiro com compras desnecessárias, principalmente se estão fora do seu orçamento. Se uma pessoa faz exageros no consumo desacompanhada ou tem familiares com histórico de compulsão, é interessante procurar por ajuda profissional", alerta.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon