• O Canal da Lili

Comgás dá dicas para o consumo consciente do gás natural encanado


Uma das dicas é diminuir o fogo depois que a água ferver - Imagem: Divulgação

Com a chegada do período mais frio do ano e queda de temperaturas, o consumo de gás encanado tende a aumentar, já que o preparo de pratos quentes e o uso de aquecedores de água acabam se tornando mais frequentes. Para incentivar um consumo mais consciente do gás encanado, a Comgás, a maior distribuidora de gás natural do Brasil, listou alguns hábitos que favorecem o melhor uso do energético, evitando desperdícios – que impactam o meio ambiente –, e que podem ajudar a reduzir o valor da fatura. Confira as dicas:


Cozinhar os alimentos com as panelas tampadas, sempre que a receita permitir, pois o preparo é mais rápido. Além disso, é importante lembrar que panelas pequenas em bocais grandes (e vice-versa) são desperdício de gás.


Diminuir o fogo depois que a água ferver. Mantê-lo alto não apressa o cozimento da comida, apenas faz com que mais água se evapore, gastando mais gás. Lembrar também de usar a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento.


Evitar abrir o forno com frequência quando ele estiver funcionando, isso só aumenta o consumo de gás. Sempre que der, tentar ainda colocar mais de um alimento para assar de uma vez – e, de preferência, que tenham o mesmo tempo de cozimento. Assim você otimiza!


Ficar de olho nas chamas! Se elas estiverem amareladas ou alaranjadas, pode ser que os bocais não estejam funcionando corretamente.


Consumo x Temperatura: dependendo da época do ano, a sua conta pode aumentar, pois a temperatura da água diminui nos meses mais frios e há um consumo maior para que ela chegue à temperatura ideal. Para o uso eficiente do aquecedor, atenção para essas outras dicas:


Para o banho, regular seu aquecedor e evitar usar a temperatura máxima. Opte sempre por não misturar água fria com água quente. A temperatura da água é ideal apenas com água quente. Evitar banhos demorados e só ligar a ducha quando for usá-la. Banhos demorados geram desperdício de gás e de água.


Vale lembrar que é importante manter a manutenção do equipamento de aquecimento em dia, e que a verificação tem que ser feita uma vez por ano.


Essas e outras dicas estão sendo divulgadas pela Comgás nas redes sociais da empresa e na do chef do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira. A iniciativa faz parte da campanha “Renove Seus Hábitos”, lançada pela companhia, e que tem o chef como embaixador para promover dicas em caráter educativo para um consumo mais consciente do gás natural encanado no dia a dia, ações essas que economizam na conta de gás, e ajudam o planeta.


Sobre a Comgás

A Comgás possui mais de 19 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 92 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon