top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Clube Poliglota Piracicaba promove encontros nos primeiros e terceiros sábados de cada mês


O clube funciona como um facilitador para conversações em línguas estrangeiras - Imagem: Divulgação

O 10º encontro do CPP - Clube Poliglota Piracicaba aconteceu no sábado (3), na padaria B´lém. De acordo com os organizadores do CPP, para participar da prática de idiomas não é necessário realizar inscrição e não há cobrança de taxas. O participante não precisa também ser fluente em idiomas, basta estar interessado em começar a praticar um idioma para integrar ao Clube. As ilhas são segmentas por idiomas e, cada uma tem um ou mais hosts que dão suporte aos participantes.


Os encontros em Piracicaba (SP) acontecem mensalmente, sempre aos sábados. Todo terceiro sábado de cada mês, o Clube se reúne na Estação da Paulista e nos primeiros sábados, o grupo está na padaria B´lém, a partir das 16h30.



Com dinâmicas que promovem o 'quebra gelo' inicial de quem chega pela primeira vez, os hosts, ou seja, os recepcionistas de cada ilha idiomática, induzem seus colegas a destravarem e, perderem a timidez. As dinâmicas incluem perguntas simples, jogos que sugerem palavras para que o participante construa uma frase, imagens que devem remeter a uma cena do cotidiano que o integrante deve descrever, ou mesmo, uma conversa que surge de uma curiosidade.


E, não para por aí, a fama do Clube Poliglota Piracicaba já ultrapassou as fronteiras do território caipiracicabano. O aposentado, Wladimir Domingos Alves, 51 anos, morador de Botucatu (SP), participou especialmente para praticar polonês, mas conhece também os idiomas, inglês, alemão, francês e sueco. Wladimir, explica que ficou sabendo do CPP por meio das redes sociais e que foi até Piracicaba para praticar o idioma predileto e saber como criar um clube em Botucatu. "Gostaria muito do apoio da equipe de Piracicaba para organizar um clube na minha cidade, não sei como poderia reunir quem aprecia outros idiomas, quais seriam os primeiros passos, logo, vim buscar ajuda", explicou.


Av. Dr. Paulo de Moraes, 1.580, em Piracicaba (SP) - Imagem: Divulgação

Wladimir destaca que o gosto pelos idiomas começou com o estudo do inglês, para ler livros no idioma original e, poder se comunicar com nativos. "Depois fui aprimorando o aprendizado, estudando sempre sozinho mesmo e observando o que se repete em todos os idiomas e o que diferencia. Atualmente, meu idioma favorito é o polonês, talvez pelo desafio, mas o gosto pelo alemão segue no empate neste quesito. A primeira experiência aqui em terras piracicabanas foi muito boa, conheci pessoas com o mesmo interesse que eu e achei o encontro excelente", contou o aposentado que praticou francês e alemão.


Clube Poliglota Piracicaba

Os encontros do Clube Poliglota Piracicaba acontecem sempre aos sábados. Todo terceiro sábado de cada mês, o Clube se reúne na Estação da Paulista - à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580 - e nos primeiros sábados, o grupo está na padaria B´lém - à rua Alferes José Caetano, 1.857 -, a partir das 16h30, em Piracicaba. O Clube Poliglota Piracicaba foi formado no fim de 2022 e, atualmente conta com mais de 80 membros. O clube funciona como um facilitador para conversações em línguas estrangeiras, como o inglês, espanhol, francês, alemão, entre outras.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page