Cenários dos acidentes de trabalho em Piracicaba serão abordados no Dia Em Memória às Vítimas
- O Canal da Lili
- 27 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Dirigentes do Instituto Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) participam, neste 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, de encontro que debaterá o Cenário dos Acidentes de Trabalho na região de Piracicaba. O evento acontecerá das 14h às 16h, no anfiteatro do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Piracicaba (SP), localizado na rua do Trabalho, 634, e será marcado por palestras enfocando “Cenários dos acidentes de trabalho na região de Piracicaba”, a ser proferida pelo técnico do Cerest, Alessandro José Nunes da Silva, e “Desafios e Perspectivas dos sindicatos nas ações de prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho”, que terá como palestrante o professor da USP (Universidade de São Paulo), Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela.
O presidente do Conespi, Wagner da Silve, o Juca dos Metalúrgicos, diz que, apesar dos avanços, infelizmente o trabalhador continua se adoecendo no ambiente de trabalho e ainda há vítimas fatais de acidentes. “Isso demonstra que temos que continuar atento aos ambientes de trabalho e cobrando o cumprimento das normas de segurança pelas empresas e empoderando o trabalhador para que denuncie qualquer situação que possa colocar sua saúde e segurança em risco”, diz.
ORIGEM DA DATA
A explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, que matou 78 trabalhadores marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
De acordo com dados da OIT, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, segundo o relatório, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho.
Justamente para marcar esta data, o Instituto Conespi promove anualmente eventos, como o que será realizado nesta quinta-feira (28), que inclusive será seguido de uma oficina para troca de ideias e capacitação de dirigentes sindicais para que possam atuar, cada vez com maior propriedade, em defesa de ambientes seguro de trabalho.
Comentarios