• O Canal da Lili

Cenários dos acidentes de trabalho em Piracicaba serão abordados no Dia Em Memória às Vítimas


Wagner da Silveira, o Juca dos Metalúrgicos, presidente diz que os acidentes de trabalho são uma das principais preocupações do Instituto Conespi - Imagem: Divulgação

Dirigentes do Instituto Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) participam, neste 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, de encontro que debaterá o Cenário dos Acidentes de Trabalho na região de Piracicaba. O evento acontecerá das 14h às 16h, no anfiteatro do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Piracicaba (SP), localizado na rua do Trabalho, 634, e será marcado por palestras enfocando “Cenários dos acidentes de trabalho na região de Piracicaba”, a ser proferida pelo técnico do Cerest, Alessandro José Nunes da Silva, e “Desafios e Perspectivas dos sindicatos nas ações de prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho”, que terá como palestrante o professor da USP (Universidade de São Paulo), Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela.



O presidente do Conespi, Wagner da Silve, o Juca dos Metalúrgicos, diz que, apesar dos avanços, infelizmente o trabalhador continua se adoecendo no ambiente de trabalho e ainda há vítimas fatais de acidentes. “Isso demonstra que temos que continuar atento aos ambientes de trabalho e cobrando o cumprimento das normas de segurança pelas empresas e empoderando o trabalhador para que denuncie qualquer situação que possa colocar sua saúde e segurança em risco”, diz.


ORIGEM DA DATA

A explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, que matou 78 trabalhadores marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.


De acordo com dados da OIT, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, segundo o relatório, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho.


Justamente para marcar esta data, o Instituto Conespi promove anualmente eventos, como o que será realizado nesta quinta-feira (28), que inclusive será seguido de uma oficina para troca de ideias e capacitação de dirigentes sindicais para que possam atuar, cada vez com maior propriedade, em defesa de ambientes seguro de trabalho.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon