top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Ceias vegetarianas: confira receitas fáceis sem carne e cheias de sabor para o fim de ano


VigilantesdoPeso, líder mundial em emagrecimento e dieta sustentável, separou 5 receitas fáceis e saudáveis - Imagem: VigilantesdoPeso

Uma pesquisa encomendada pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), e realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), em 2021, constatou que 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana. Para adotar uma dieta vegetariana é fundamental conhecer os alimentos que irão substituir a carne na alimentação, a fim de garantir o fornecimento dos nutrientes adequados. O segredo é procurar por um equilíbrio saudável de ingredientes nutricionalmente ricos que, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, podem favorecer a perda de peso.





“Para quem busca emagrecer de forma correta e saudável, o programa VigilantesdoPeso pode ser uma boa alternativa, pois auxilia os usuários de acordo com seus objetivos e preferências, sem impor restrições, levando em conta não apenas a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia, mas, sim, todas as informações nutricionais dos alimentos. Já quem quer aderir a um estilo de vida pautado no vegetarianismo ou veganismo, precisa saber que a adesão a uma dieta baseada exclusivamente em alimentos de origem vegetal também só deve ser realizada mediante o acompanhamento, já que o consumo incorreto desses produtos pode gerar deficiência de nutrientes essenciais”, afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.


A fim de auxiliar no preparo de pratos que ajudem a tornar as ceias de Natal e Ano Novo mais flexíveis e inclusivas, o VigilantesdoPeso, programa de emagrecimento sustentável que estimula mudanças de hábitos, mentalidade e estilo de vida, separou 5 receitas que combinam cereais, leguminosas, nozes, sementes oleaginosas, verduras e frutas. Opções saudáveis e saborosas, que prometem fazer sucesso à mesa nas celebrações de final de ano. Confira!


Salada de Lentilha e Uvas

Ingredientes


1 xíc. de lentilha cozida


¼ xíc. de cenoura ralada


½ xíc. de tomate-cereja fatiados


2 xíc. de mix de folhas baby (agrião, rúcula, alface)


1 c.c. de azeite de oliva


1 c.c. de vinagre balsâmico


1 pitada de sal


1 pitada de pimenta-do-reino preta moída


⅓ xíc. de uva sem caroço, cortadas ao meio


Modo de Preparo

Misture as lentilhas, a cenoura, os tomates e as folhas verdes e tempere com o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta. Espalhe as uvas por cima e sirva.


Quinoa com Brócolis e Cogumelo

Ingredientes


1 xíc. de quinoa crua


1 xíc. de água quente


2 xíc. de cogumelo cru tipo Paris


1 C.S. de Molho de soja (shoyu), baixo teor de sódio


2 xíc. de brócolis - somente os floretes, cozidos a vapor


¼ xíc. de cebolinha


¼ xíc. de manjericão fresco


1 pitada de pimenta-do-reino preta moída


Modo de Preparo

Em uma tigela, coloque a quinoa e a água quente e reserve. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e salteie os cogumelos, mexendo delicadamente, por 3 minutos. Acrescente o molho shoyu e cozinhe por mais 2 minutos. Escorra a quinoa e coloque em uma tigela para salada. Acrescente os cogumelos salteados, o brócolis, a cebolinha e o manjericão e misture cuidadosamente. Tempere com a pimenta e sirva.


Farofa de Nozes com Uva-Passa e Limão

Ingredientes


⅓ de xícara (chá) de nozes


2 colheres (sopa) de uva-passa branca


raspas de 1 limão



Modo de Preparo

Numa frigideira coloque as nozes e leve ao fogo médio. Mexa por cerca de 5 minutos até tostar levemente. Transfira as nozes para a tábua, junte as uvas-passas, as raspas de limão e pique com a faca, misturando ao mesmo tempo, para formar uma farofa.


Seitan ao forno

Seitan é uma espécie de carne de glúten para substituir o tender, peru ou pernil


Ingredientes:

500 g de farinha de trigo.


1 ½ xíc. de água.


Batatas (para acompanhar).


1 cebola grande.


3 dentes de alho.


Shoyu (à gosto)


½ xíc. de molho de tomate .


Sal (à gosto)


Modo de preparo

Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.


Depois disso, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão. Vá mexendo na massa enquanto a água cai como se estivesse lavando-a. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem sai transparente. Deixe-o secar e modele como quiser.


Cozinhe-o em panela de pressão com água, shoyu, cebola, alho e molho de tomate por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar. Depois de cozido, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de usá-lo. Faça furos no seitan para que o molho seja melhor absorvido. Quando for consumi-lo, coloque-o em uma assadeira (juntamente com o molho), decore-o com batatas cozidas e leve ao forno até tudo dourar.


Rabanada ao Creme de Banana

Ingredientes


4 unid. peq. de banana


1 xíc. de leite desnatado


1 c.c. de essência de baunilha


4 c.c. de adoçante


8 fatias de pão para rabanada


4 c.c. de margarina light


1 C.S. açúcar de confeiteiro


Modo de Preparo

Junte e bata no liquidificador, a banana, o leite, a baunilha e o adoçante até obter um creme fino. Transfira o creme para um prato raso e passe as fatias de pão, alternando os lados, até todo o líquido ser absorvido. Numa frigideira antiaderente, derreta a margarina aos poucos, enquanto doura as fatias nos dois lados. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.


Sobre a VigilantesdoPeso

A VigilantesdoPeso é a subsidiária brasileira da WeightWatchers, empresa de tecnologia líder mundial em controle de peso. Sua missão é inspirar a adoção de hábitos saudáveis que levam a perda de peso e, com isso, já beneficiou milhões de usuários em todo o mundo. Seu Programa é completo e embasado na ciência da nutrição e comportamento, seus usuários dispõem de avançadas ferramentas, coaches especializadas e uma comunidade unida, que faz com que o processo seja saudável e sustentável. Para saber mais sobre a abordagem da VigilantesdoPeso, visite o site.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page