• O Canal da Lili

Ceias de fim de ano: confira receitas saborosas para manter o corpo em equilíbrio

Atualizado: 8 de fev.


Rabanada assada com maçã e passas - Imagem: Divulgação

Tradicionalmente, as celebrações de fim de ano são momentos de confraternização bastante esperados pelas famílias brasileiras. Nessas ocasiões, são frequentes as dúvidas sobre como aproveitar as delícias das festas mantendo uma alimentação balanceada e o corpo em equilíbrio. Como incentivo, a WW (anteriormente conhecida como Vigilantes do Peso), multinacional notória pelo seu premiado programa de perda de peso e bem-estar, selecionou cinco receitas cheias de sabor para mostrar que comida saudável não precisa ser sem graça.


Com escolhas inteligentes e flexibilidade, um bom plano alimentar é aquele que funciona para cada pessoa e se encaixa em sua rotina - sem restrições ou privações, mas com equilíbrio para alcançar o bem-estar e qualidade de vida. ‘’É totalmente possível celebrar e manter o foco no equilíbrio, buscando uma forma mais sadia de ter à mesa pratos tradicionais no período de festas. Nosso Programa permite aos usuários se alimentar bem sem perder os bons momentos de vida social, além de estimular práticas holísticas que incluem sono regular, mentalidade positiva e a prática constante de atividades físicas’’, afirma Matheus Motta, responsável pelo programa da WW no Brasil.


Confira cinco receitas sugeridas pela WW para desfrutar das ceias de final do ano, combinando sabor e saúde:


Rabanada assada com maçã e passas


Ingredientes:


1 Ovo cru


1 xícara de Leite desnatado


1 xícara de adoçante


1 pitada de de cravo moído


1 unidade grande de pão para rabanada


1 maçã sem casca


¼ xícara de passas brancas sem semente


1 colher de sopa de Margarina light derretida


1 pitada de canela em pó


Modo de preparo: Unte uma forma refratária média com óleo spray e reserve. À parte, bata levemente o ovo e acrescente o leite, o adoçante e o cravo, combinando bem. Adicione os cubos de pão, as maçãs e as passas, misturando levemente. Reserve até o pão absorver todo o líquido. Em uma tigela, misture a margarina e a canela. Espalhe o pão com a maçã na forma reservada. Cubra com a mistura da canela. Asse em forno preaquecido moderado (180°C) por 30 minutos até dourar.


Farofa de Nozes - Imagem: Divulgação

Farofa de Nozes


Ingredientes


2 c. de chá de óleo de soja


1 unidade pequena cebola-roxa


½ xícara de nozes partidas


¼ xícara de damascos secos.


2 colheres de sopa de cebolinha


2 xícaras de Farinha de mandioca crua


l½ colher de chá de sal


Pimenta-do-reino preta moída


¼ de colher de chá de pimenta-do-reino preta moída


Modo de preparo: Em uma panela antiaderente, aqueça o azeite sobre fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo, por dois minutos. .Acrescente as nozes, o damasco, a uva-passa e a cebolinha. Refogue, mexendo, por mais 3 minutos. Adicione a farinha, mexa e cozinhe até torrar a farinha, mais dois minutos. Tempere com sal e pimenta.


Peru ao Molho de Cogumelos - Imagem: Divulgação

Peru ao Molho de Cogumelos


Ingredientes:


1 kg carne de peru, peito, sem pele e sem osso, cru


4 colheres de chá de Tomilho fresco


½ colher de chá de Sal


½ colher de chá de Pimenta-do-reino preta moída


2 colheres de chá de óleo de soja


360 gramas de cogumelo cru (paris, champignon ou portobello)


1 xícara de vinho branco


1½ xícara de caldo de galinha, sem gordura


Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180°C, tempere o peito de peru com 2 colheres de chá de de tomilho, sal e pimenta. Pressione gentilmente o tomilho para grudar na carne. Em uma assadeira grande, borrife óleo em spray. Em uma panela grande, aqueça o óleo sobre fogo médio. Coloque o peito de peru e cozinhe, virando-o, até que doure todos os lados, por cerca de 6 minutos. Transfira o peito de peru para uma assadeira grande e leve ao forno. Asse até que o meio não esteja mais rosado, por cerca de 15-20 minutos. Retire o peito de peru do forno e leve-o para uma tábua de corte. Cubra-o para mantê-lo aquecido.


Na mesma panela do peito de peru, aqueça o azeite sobre fogo médio. Adicione os cogumelos à frigideira e refogue em fogo médio até dourarem e ficarem macios, cerca de 6 minutos. Adicione o vinho à panela e cozinhe por 1 minuto. Junte o caldo e as 2 colheres de chá restantes de tomilho e deixe ferver. 5.Acrescente todos os sucos que se acumularam na tábua e na assadeira. Corte o peito de peru em fatias de 1,5 cm e regue com o molho por cima. Rende cerca de 100g de peitode peru e 2 C.S. de molho por pessoa.


Tender Caramelizado com Laranja e Abacaxi - Imagem: Divulgação

Tender Caramelizado com Laranja e Abacaxi


Ingredientes:


60ml de uísque


¼ de xícara de açúcar mascavo


2 colheres de sopa de mel


1,2 kg s de presunto, tender, assado, somente a carne


1 colher de sopa de cravo-da-Índia


½ abacaxi,em rodelas finas


1 xícara de água


1 unidade de laranja., picada, com casca


½ xícara de açúcar


1 ½ colher de sopa de xerez seco


2¼ colheres de chá de vinagre de vinho branco


½ colher de chá de estragão fresco


½ colher de chá de sálvia fresca


½ colher de chá de tomilho fresco


Modo de Preparo: Em uma panela média, misture o uísque, o açúcar e o mel. Cozinhe em fogo baixo mexendo frequentemente por cerca de cinco minutos, até formar uma calda rala. Faça cortes em um padrão xadrez sobre o presunto e espete alguns cravos sobre ele. Pré-aqueça o forno a 180°C. Numa assadeira, arrume o presunto e as rodelas de abacaxi e pincele com metade do glacê de whisky. Despeje o restante do glacê na assadeira e asse por aproximadamente 35 minutos, pincelando com o glacê novamente a cada 15 minutos, até que forme uma camada levemente caramelizada na superfície do presunto.


Prepare o molho: Em uma panela média, misture a água, a laranja, o açúcar e o xerez. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, até que as cascas da laranja estejam macias, adicionando mais água, se necessário. Transfira para uma tigela de vidro e acrescente o vinagre, o estragão, a sálvia, a salsa e o tomilho. Aguarde esfriar. Fatie o presunto e sirva com o molho.


Salada de Lentilhas e Uvas - Imagem: Divulgação

Salada de Lentilhas e Uvas

Ingredientes:


1 xícara de lentilha cozida


¼ xíc de cenoura ralada.


½ xícara de tomate-cereja fatiado


2 xícaras de mix de folhas baby (agrião, rúcula, alface)


1 colher de chá de azeite de oliva


1 colher de chá de vinagre balsâmico.


1 pitada de sal


1 pitada de pimenta-do-reino preta moída


⅓ xícara de uvas sem caroço, cortadas ao meio


Modo de preparo: Misture as lentilhas, a cenoura, os tomates e as folhas verdes e tempere com o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta. Espalhe as uvas por cima e sirva.


Sobre a WW Brasil

A WW Brasil é uma empresa do grupo norte-americano WW, antigo Weight Watchers. Como uma empresa global de bem-estar, inspiramos milhões de pessoas a adotar hábitos saudáveis na vida real. Por meio de nosso abrangente aplicativo, Coaches especializadas e experiências envolventes, os Associados seguem nosso programa comprovado, sustentável e baseado em ciência, focado em alimentação, atividade, mentalidade e sono. Aproveitando quase seis décadas de experiência em ciência nutricional e comportamental, proporcionando conexão humana real e construindo comunidades inspiradas, nosso objetivo é democratizar e entregar bem-estar holístico para todos. Para saber mais sobre a abordagem da WW para uma vida saudável, visite o site.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon