top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Cartunista de Santos vence o Prêmio Júri Popular do 50º Salão de Humor de Piracicaba


Dodô Vieira recebeu Menção Honrosa na abertura do 50 Salão, em agosto - Foto: Divulgação

O artista gráfico Douglas de Souza Vieira, conhecido como Dodô Vieira, foi premiado com o primeiro lugar no Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O trabalho, uma tira com crítica bem-humorada à meritocracia, recebeu 1.023 votos pelo site do evento: salaointernacionaldehumor.com.br. O resultado foi divulgado na quarta-feira (20), pelo Cedhu - Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba. Concorreram ao prêmio todas as obras que receberam Menção Honrosa na edição do Salão.


“Fiquei muito feliz em ser premiado numa edição tão especial de um dos salões mais importantes do mundo, que já premiou artistas como Laerte, Angeli, Glauco, Baptistão. Amo o Salão de Piracicaba, participo desde 2007”, conta Dodô.




A tira, ele explica, fala sobre meritocracia. “A ideia foi baseada naquela expressão, ‘descer o sarrafo’. Quase transformei a ideia em charge, mas não consegui transmitir a mensagem usando uma imagem só, então separei por quadrinhos e transformei em tira”, revela o santista.


Dodô Vieira teve uma obra selecionada pela primeira vez no Salão Internacional do Humor de Piracicaba na edição de 2010. O Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto é sua terceira conquista no evento. Fui premiado anteriormente em 2018 com uma caricatura do David Bowie e, este ano, ganhei Menção Honrosa com esta tira”.


A votação para o Prêmio Júri Popular começou no dia 26 de agosto, logo que os premiados e as menções honrosas foram revelados. Todos os trabalhos que ganharam menção honrosa foram imediatamente para votação pública no nosso site.


Júnior Kadeshi, diretor do Cedhu, comenta sobre o vencedor e o prêmio. “Ficamos muito felizes com essa premiação, pois é a chance que o público que visita o Salão tem de escolher o seu preferido. É uma outra visão, que vai além dos jurados mais técnicos. É a voz e a vez daqueles que visitam o Salão, tanto pessoalmente quanto virtualmente, e também têm a chance que o artista tem de fazer a sua campanha e arrecadar votos”.


O SALÃO

O 50º Salão Internacional de Humor, que passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial este ano, conta com 318 trabalhos expostos, produzidos por 175 artistas de 30 países. Além disso, a programação inclui diversas exposições paralelas em diferentes espaços da cidade. O cronograma completo pode ser visto em salaointernacionaldehumor.com.br.


SERVIÇO

50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba: até 29/10, no Armazém 14, do Parque do Engenho Central, à avenida Dr. Maurice Allain, 454, em Piracicaba (SP). Entrada gratuita. As visitas podem ser feitas às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page