top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Carnaval: crimes comuns exigem atenção redobrada durante a folia, alerta especialista


Advogado enfatiza a importância de buscar a delegacia mais próxima em caso de incidentes - Foto: Ilustrativa/Freepik

Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais celebradas no Brasil, é importante destacar a necessidade de atenção e cuidado em relação à segurança dos foliões. O advogado e professor do curso de Direito da Estácio, Glebson Bezerra, alerta para a ocorrência frequente de crimes comuns durante o evento, tais como furtos, roubos, agressões físicas e violência sexual.

“A responsabilidade pela prevenção desses crimes é compartilhada entre as autoridades e os participantes do evento. É crucial que as pessoas adotem medidas preventivas para proteger a si mesmas e seus pertences”, aponta. O advogado enfatiza a importância de buscar a delegacia mais próxima em caso de incidentes e realizar o procedimento do boletim de ocorrência, contribuindo assim para a investigação e punição dos criminosos.




“No que diz respeito à violência contra mulheres, existe o Ligue 180, um serviço que funciona 24 horas por dia, com chamadas gratuitas e anônimas. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. Além disso, as vítimas podem procurar as Delegacias de Atendimento à Mulher, as defensorias públicas e os Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres da região”, orienta.

Outras medidas preventivas recomendadas, segundo o advogado, incluem nunca aceitar bebida de desconhecidos, preferir o transporte público em detrimento de alternativas menos seguras, levar apenas o necessário consigo durante os festejos, identificar locais com policiamento reforçado e permanecer próximo a grupos de amigos.

“O Carnaval, conhecido por sua alegria contagiante, não deve ser marcado por episódios trágicos. A conscientização e a adoção de medidas preventivas são essenciais para garantir que todos possam aproveitar a festa com segurança e tranquilidade. A colaboração entre autoridades, profissionais de segurança e a população é fundamental para preservar a integridade e a paz durante essa celebração tão emblemática”, enfatiza.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page