top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Candidatos de Piracicaba: vereador Pedro Kawai disputa uma das cadeiras da Assembleia Legislativa


Pedro Kawai está em seu terceiro mandato como vereador e concorre a deputado estadual - Imagem: Divulgação

*Texto: Eliana Teixeira

Em seu terceiro mandato como vereador em Piracicaba (SP), Pedro Motoitiro Kawai, 51 anos, disputa neste ano uma das cadeiras da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Pedro Kawai está entre os candidatos a deputados da cidade sede da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) que participaram da série de entrevistas publicadas até 24 setembro pelo O Canal da Lili - Revista Digital. O candidato a deputado estadual é bacharel em Administração, piracicabano, casado com Graciani Moreira Kawai, pai de Luana Ayumi Moreira Kawai. Confira a entrevista:


O que te fez escolher a Administração como caminho profissional?

Me formei administrador, mas posso afirmar, com orgulho, que sempre fui vidraceiro, profissão que aprendi com meu saudoso pai. Com 21 anos de idade fui viver no Japão, onde trabalhei como operário em uma indústria automobilística e pude aprender mais sobre a cultura dos meus ancestrais. Foi uma experiência incrível e inesquecível. Depois voltei para o Brasil, porque engravidamos e minha mulher queria que nossa filha nascesse aqui, junto à nossa família. A política não foi uma “escolha”, ela aconteceu naturalmente, porque meu pai sempre foi um militante de causas sociais e vivi nesse ambiente de doação, de entrega ao próximo. Como era uma pessoa popular, inquieto e, com muitos amigos, recebi o convite do ex-deputado Mendes Thame para me candidatar a vereador. Não me elegi, mas em 2006 fui convidado pelo então prefeito Barjas Negri para ser o primeiro administrador da Estação da Paulista, após o seu restauro, que tive o privilégio de acompanhar de perto. Só deixei o cargo em 2012, quando me elegi para o meu primeiro mandato. Depois fui reeleito por mais duas vezes e, agora tento um salto mais ousado, buscando uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.



Como foi o início de sua trajetória profissional?

Todo vereador de primeiro mandato vem cheio de ideias e propostas. Foi assim comigo também. Embora eu tenha estudado muito a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara, só mesmo o tempo é capaz de ensinar, de fato, como se pode ser um bom vereador. Aprendi muito a ouvir as pessoas e a não prometer o que não é possível ser feito. Sei que isso, às vezes, frustrava algumas pessoas, mas sempre optei por dizer a verdade. Eu acho que estava certo, porque ganhei o respeito dessas pessoas, muitas das quais se tornaram grandes amigas e parceiras do meu mandato até hoje.


E o que te motivou a entrar e permanecer na vida pública?

Penso que toda pessoa que deseja entrar para a vida pública, tem um propósito de servir à população. Pelo menos essa foi a minha motivação. Mesmo sem querer eu fazia comparações entre o Brasil e o Japão, onde vivi, e algo me dizia que eu poderia ser capaz de ajudar a minha cidade ser melhor. Em meu primeiro mandato, eu conheci uma Piracicaba muito diferente do que as pessoas provavelmente conhecem: uma Piracicaba da periferia, das comunidades, cheia de carências e de problemas. A cada dia aprendo muito, os dias de mandato me ensinam muito, mas, intuitivamente, vou criando o meu estilo, o meu jeito de atender, de encaminhar demandas e de apresentar propostas. Muitas dessas propostas viraram lei e outras foram implantadas na cidade, melhorando o dia a dia da nossa cidade. Hoje, cumprindo meu terceiro mandato, estou mais maduro, experiente e consciente de tudo o que posso fazer por Piracicaba, como vereador, assim como tenho plena consciência das minhas limitações parlamentares. E é por isso, que quero ser deputado estadual por Piracicaba e pela nossa Região Metropolitana.


Quais são suas principais pautas como candidato?

Assim como quando me candidatei a vereador, meu desejo é fazer tudo o que eu puder para promover o desenvolvimento regional sustentável, com qualidade de vida para a nossa população que, na Região Metropolitana de Piracicaba, já supera 1,5 milhão de pessoas. Mas tenho uma linha de atuação que passa, necessariamente, por áreas com as quais tenho maior aderência, pela minha formação profissional e pessoal. A questão social deverá ser norteador desse meu trabalho, com uma atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade e as com limitações físicas e intelectuais decorrentes de doenças crônicas ou irreversíveis. Mas é preciso estar atendo à modernidade, às novas tecnologias, ao protagonismo da nossa região, então quero trabalhar fortemente no estímulo para a geração de novas empresas, novos postos de trabalho, especialmente com um olhar para as vocações das nossas cidades, como é o agronegócio, por exemplo, com as AgTecs. Também desejo ampliar a cultura da energia renovável, com propostas para estimular o uso da energia solar nas empresas, residências e veículos. Também defendo que nossa região tenha seu Aeroporto Metropolitano de Cargas, para escoar a nossa produção para todo o País e fora dele. Mas é claro que questões como a defesa da nossa cultura, do esporte e do empreendedorismo feminino, especialmente, através do trabalho cooperado, são metas que desejo perseguir. Nossa região é forte e possui um potencial enorme para se expandir e servir de exemplo para outras regiões do Estado de São Paulo. Proponho que, sendo eleito, façamos uma espécie de “Frente Parlamentar em defesa da Região Metropolitana de Piracicaba” para que todos nós, deputados e vereadores, trabalhemos unidos por Piracicaba e região. Óbvio que estarei atento para tudo que acontece e precisa ser feito na educação, somente ela poderá mudar essa nossa dura realidade social dos dias de hoje.


SERVIÇO

Pedro Kawai - contato: Instagram: @pedrokawaioficial. Facebook: vereadorpedrokawai. YouTube: Vereador Pedro Kawai. Spotify: Rádio Kawai. Site: www.pedrokawai.com.br.


Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page