top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Candidatos de Piracicaba (SP): Maria Izabel Noronha, a Professora Bebel, visa a reeleição na Alesp


Professora Bebel é candidata à reeleição como deputada estadual - Imagem: Divulgação/Arquivo

*Texto: Eliana Teixeira

A partir deste sábado (20), a revista digital O Canal da Lili trará entrevistas com candidatos a deputados estaduais e federais da cidade sede da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). Neste primeiro momento, serão publicadas as entrevistas dos candidatos de Piracicaba (SP), que responderem o contato da direção da revista digital ou que tenham enviado e-mail (ocanaldalili@gmail.com) ao site. Após a publicação das matérias com os candidatos de Piracicaba, também serão publicadas entrevistas solicitadas por candidatos que façam parte de outras cidades da RMP, desde que enviem e-mail para O Canal da Lili até 2 de setembro de 2022. As matérias serão publicadas no site até 24 de setembro, com o objetivo de apresentar informações aos internautas, principalmente de Piracicaba e municípios da RMP, referentes aos candidatos a deputados que serão escolhidos em 2 de outubro deste ano, juntamente aos demais cargos eletivos: Senado, Presidência da República e Governos de estados.



Nesta primeira entrevista, por ordem alfabética dos candidatos que retornaram o contato da revista digital, apresentamos Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Professora Bebel, natural de Piracicaba, formada Letras, com mestrado em Administração Escolar. Ela está em seu primeiro mandato de deputada estadual pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Professora Bebel é solteira e mãe da Maria Manoela, de 11 anos de idade. Acompanhe a entrevista:


Qual sua profissão e o que te fez escolher esse caminho?

Sou e sempre serei professora. Estou deputada neste momento e desejo continuar desenvolvendo esse trabalho. Desde criança, meu sonho era ser professora. Com meu irmão e minhas irmãs, minha brincadeira preferida era a de “dar aula”, com um pedaço de madeira e um toco de carvão. Nada me fazia mais feliz, assim como hoje nada me deixa mais feliz do que ensinar.


Como foi o início de sua trajetória profissional?

Ainda na década de 1980, após concluir licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa e mestrado em Administração Escolar na Universidade Metodista de Piracicaba, passei em concurso público na rede estadual de ensino de Piracicaba, onde iniciei minha carreira como professora.


O que te motivou a entrar e permanecer na vida pública?

Motivaram-me o desejo de contribuir para fazer do nosso Estado e do País espaços mais justos, democráticos e igualitários. Em determinado momento, percebi limitações no importantíssimo trabalho sindical que desenvolvia há mais de 30 anos. Coloquei-me à disposição da minha categoria e outros segmentos sociais para o mandato parlamentar e agradeço a confiança em mim depositada por 87.169 eleitores e eleitoras. Assim, exerço desde 2019 meu primeiro mandato de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores e espero que minha atuação corresponda às expectativas de todos e todas que me elegeram.


Quais são suas principais pautas como candidata à reeleição?

Desejo continuar trabalhando em defesa da educação, ciência e tecnologia, saúde, todos os serviços públicos e direitos do funcionalismo. Da mesma forma, continuarei lutando pela moradia, agricultura familiar, pelas mulheres, população LGBTQIA+, juventude, meio-ambiente, contra o racismo e toda forma de preconceito e discriminação, enfim, por todos os direitos da classe trabalhadora e da população paulista na Assembleia Legislativa. Para todas essas pautas, nesse primeiro mandato, apresentei iniciativas legislativas e realizei atividades dentro e fora da Alesp em relação a todos esses temas e assim prosseguirei.

Também dou especial atenção ao desenvolvimento regional de Piracicaba, com iniciativas para a redistribuição dos recursos públicos, por meio de emendas parlamentares voltadas à educação, à segurança, à saúde, infraestrutura, enfim, para diversas áreas, tanto através do meu mandato como viabilizando através de parcerias com deputados federais do meu partido, totalizando quase R$ 11 milhões para a região de Piracicaba. Em um novo mandato, quero ampliar o trabalho também na preservação do meio ambiente, com foco na preservação e recuperação dos nossos rios, especialmente o Piracicaba e o Corumbataí, responsáveis pelo abastecimento da população piracicabana.


SERVIÇO

Maria Izabel de Azevedo Noronha, Professora Bebel: Instagram, Twitter e Facebook - professorabebel; e-mail: professorabebel@al.sp.gov.br.






Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page