top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Candidatos de Piracicaba: em seu 6º mandato, Roberto Morais busca a reeleição na Alesp


O deputado Roberto Morais visa o 7º mandato na Alesp - Imagem: Divulgação

*Texto: Eliana Teixeira

Autor da lei que criou a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), Roberto Turchi de Morais, 63 anos, busca a reeleição como deputado estadual. O radialista Roberto Morais está em seu 6º mandato pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), é casado com Nilva Bonazzi Morais e pai de Letícia Bonazzi de Morais. O comunicador nasceu em Charqueada, cidade vizinha a Piracicaba (SP). Confira a entrevista:


O que te fez escolher a comunicação enquanto caminho profissional?

Desde muito jovem eu me encantava com as transmissões de notícias e de jogos pelo rádio, acompanhando com o meu pai Roberto, no armazém da família, enquanto trabalhávamos juntos. Com 16 anos eu criei coragem e fui “bater às portas” da centenária Rádio Difusora de Piracicaba, pedindo uma oportunidade de visitar e conhecer de perto esse trabalho. Fui muito bem acolhido e me pediram para ir até o Estádio Barão de Serra Negra, para acompanhar o treinamento do XV de Novembro de Piracicaba e conseguir uma entrevista. Eles aprovaram o meu trabalho e desde então, eu nunca mais abandonei os microfones, onde descobri minha vocação e minhas paixões, pelo XV e pela comunicação.



O que te motivou a entrar e permanecer na vida pública?

Atuando como repórter em rádio eu acabei me aproximando e me envolvendo com a população, com as suas dificuldades e problemas do dia a dia, como buracos na rua, falta de médicos, busca de empregos. Com a minha facilidade de comunicação comecei a tentar ajudar, buscando soluções e o incentivo para me tornar vereador veio de todos os lados. Amigos e conhecidos entenderam que eu poderia ajudar ainda mais. E assim foi, me candidatei e fui eleito vereador.


Como foi o início de sua trajetória política?

Fui eleito vereador pela primeira vez em 1992 e reeleito para o segundo mandato com a maior votação da história de Piracicaba. A partir daí, fui muito incentivado por populares a buscar um cargo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde Piracicaba estava sem representante. A população de Piracicaba e região me elegeu deputado estadual em 1998, onde passei a atuar em prol da nossa região e também por todos os paulistas, pautando minhas ações com foco na coletividade. Fui aprovado seis vezes pela população como o deputado com mais conquistas e projetos que garantem direitos à saúde e bem-estar dos cidadãos. Muitas famílias hoje conseguem tratar de seus doentes com medicação fornecida pelo Estado, por meio de lei de minha autoria. Lutei por vários anos para conquistar o status de Região Metropolitana de Piracicaba, colocando a cidade e mais 23 municípios em melhores condições para receber recursos e investimentos tanto da esfera estadual quanto na federal.


Quais são suas principais pautas como candidato?

Minhas preocupações são constantes com a questão da saúde da população, onde atuo buscando dar suporte por meio de leis que garantam direitos a diagnósticos, tratamentos e medicamentos. Outro foco urgente é com a questão hídrica, já que estamos com risco de escassez de água e precisamos efetivar ações de forma regionalizada para garantir o abastecimento da população e sustentabilidade da indústria e agricultura. Com a força da Região Metropolitana muitas dessas soluções estão mais acessíveis, porque são conjuntas e comuns a todos os municípios. Exemplo disso é a questão do lixo que atingiu um esgotamento em Piracicaba e outros municípios, e requer uma solução integrada, definitiva e que beneficie o meio ambiente. A questão dos transportes também sigo acompanhando muito de perto, fiscalizando e cobrando para garantir estradas seguras, de qualidade, para a população e para o escoamento das produções da região, tão importantes para a economia e geração de empregos. Ainda sobre o tema, vou trabalhar para garantir que os moradores da Região Metropolitana tenham facilidade para transitar entre as cidades, com transporte eficiente.


SERVIÇO

Roberto Morais - contato: site (www.robertomorais.com.br); e-mail: roberto@robertomorais.com.br. WhatsApp: (19) 9969-23623. Facebook: robertomoraisdeputado. Instagram: robertomoraisdeputado.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page