A pianista e compositora Paula Cardoso lança seu primeiro álbum, “A música que há em mim”, no dia 24 de agosto, às 20h, na Companhia Sarau, em Campinas (SP). O material reúne faixas instrumentais autorais inspiradas na natureza e no cotidiano, compostas nos anos de 2021, 2022 (período em que a musicista morou no México) e 2023 (após ela retornar ao Brasil). Os ingressos podem ser comprados pelo site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/show-de-lancamento-disco-a-musica-que-ha-em-mim-paulacardoso/2555053) .
Além do piano de Paula, as faixas contam com o contrabaixo acústico de Alberto Luccas, que também assina a direção musical do trabalho, em que os músicos transitam por gêneros brasileiros como bossa nova, samba, ijexá, além de valsas e baladas, num clima que remete a standards da música internacional.
Paula tem, entre suas influências, compositores como Ivan Lins, Tom Jobim, Milton Nascimento, Bobby McFerrin, Léa Freire e pianistas como Eliane Elias, Silvia Goes, Luiz Avelar e Keith Jarret.
Criatividade e originalidade
A pianista e compositora ressalta a importância do trabalho com Alberto Luccas, conceituado baixista e seu colega de turma de Música Popular na Unicamp em 1998. Com a experiência de ter gravado mais de 40 discos, Luccas é conhecido pelo trabalho com o Nenê Trio e Nelson Ayres Trio e também junto a nomes como João Donato, Victor Biglione, João Bosco, Dori Caymmi e Monica Salmaso.
“Ao longo do processo, o Alberto Luccas teve sempre uma escuta atenta e, mais que acompanhar, entregou criatividade e originalidade, que são marcas registradas de seu trabalho, ao somar um baixo que conversa com as melodias e harmonias do piano em todas as faixas do álbum”, diz Paula.
Currículo
Compositora e pianista, Paula Cardoso se dedica a compor música instrumental brasileira. É graduada em Música Popular pela Unicamp e também em Publicidade e Propaganda pela PUC, ambos os cursos concluídos em 2001.
Cursou MBA em Marketing e atuou em empresas nas áreas de marketing e comunicação institucional. Em 2017 fundou o Espaço Sete Criativo em Campinas, cujo propósito era promover o encontro entre o mundo corporativo e artístico, incentivando o diálogo entre a arte (em suas diferentes formas de expressão) e os treinamentos e eventos corporativos.
Com a mudança da família para o México em 2021 e com a pandemia, ela encerrou a empresa e passou a se dedicar integralmente à música. Retomou os estudos, redescobriu a música e a composição. Retornou ao Brasil em 2023 e atualmente toca no duo com o contrabaixista Alberto Luccas, com quem também tem desenvolvido trabalhos autorais.
Recentemente, Paula participou de um projeto de Clarice Assad, chamado Tapestry, em que Clarice fez uma chamada pública para compositoras mulheres do mundo todo para colaborarem com a criação de pequenos trechos, que seriam orquestrados e arranjados para um quinteto de cordas. Participaram desse mosaico mais de 40 compositoras e a peça foi executada no Mainly Mozart Festival de 2023.
SERVIÇO
Lançamento do álbum “A música que há em mim”, da pianista Paula Cardoso: dia 24 de agosto, às 20h, na Companhia Sarau, em Campinas (SP), à rua José Martins, 1899, Vila Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 35,00 e podem ser comprados pelo site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/show-de-lancamento-disco-a-musica-que-ha-em-mim-paula-cardoso/2555053).
Comments