• O Canal da Lili

Campanha Paradas pro Sucesso alerta sobre incêndios provocados por bituca de cigarro


Quem levanta a discussão é o grupo vocal Dedo de Moça - Imagem: Divulgação

A partir das 10h desta quarta-feira (11), a Campanha Paradas pro Sucesso traz a problemática dos incêndios provocados por bituca de cigarro. Quem levanta a discussão é o grupo vocal Dedo de Moça depois de interpretar, com acompanhamento de Júnior Fondello ao piano, trecho da música Se Todos Fossem Iguais a Você, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Segundo a vocalista Gi Rodrigues, a opção do grupo por esta música foi para refletir sobre “a maravilha que é viver e conscientizar as pessoas de que o cigarro mata”.


O Dedo de Moça, com repertório de MPB e POP, é formado por Elaine Rodrigues e Márcia Graner, de Piracicaba, e Gi Rodrigues, de Blumenau. No Facebook, em homenagem ao Dia do Cantor, o grupo defende que “mais do que dar voz (às melodias), nós (cantores/as) entregamos nossa alma e nosso coração enquanto cantamos”.


A vocalista destaca a preocupação com o descarte de bitucas de cigarro: “é impressionante como uma simples bituca pode causar um incêndio gigantesco a ponto de ceifar vidas e causar danos irreparáveis na natureza”. Essa ideia é reforcada pela criadora da campanha Paradas pro Sucesso, a cardologista Juliana Previtalli, ao explicar que “a bituca quando atirada à beira das estradas provoca incêndios que destroem a camada vegetal, matam animais silvestres, emitem gás carbônico e ainda podem causar acidentes, já que a fumaça reduz a visibilidade”.


Além disso, as bitucas, quando descartadas nas calçadas ou nas praias, segundo o site Neoenergia, poluem mais do que as sacolas plásticas. O site informa que há estimativa de que sejam fabricados 5,6 trilhões de cigarros, no mundo, por ano e que “a maioria contém um filtro feito de acetato de celulose, um material plástico que pode levar dez anos para se decompor e que, ao se desintegrar, forma microplásticos que são facilmente consumidos pelos animais que vivem no mar”.


O alerta do Dedo de Moça e da médica sobre a necessidade de alteração dos hábitos das pessoas em benefício próprio e do planeta vem em ótima hora. As mudanças climáticas no mundo decorrentes da ação humana já são inevitáveis e irreversíveis, segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), do Painel Internacional da Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) que reúne os maiores especialistas sobre o tema. O relatório prevê que a temperatura média do planeta tende a se elevar em 1,5°C nas próximas duas décadas, com devastação generalizada. Assim, mudar de atitude a favor da vida e da natureza é mais do que urgente.


Acesso

YouTube - https://youtu.be/zBBO2nMLDuI

Facebook - https://www.facebook.com/paradasprosucesso/

Instagram - https://www.instagram.com/julianabarbosaprevitalli/



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon