top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Campanha de Natal: LBV conta com doações de alimentos e presentes de parceiros solidários


LBV Piracicaba: comemoração do Dia das Crianças - Foto: Eliana Teixeira

*Texto: Eliana Teixeira

Fundada no Brasil em 1º de janeiro de 1950, a LBV – Legião da Boa Vontade tem cerca de 80 unidades socioeducacionais entre escolas de educação básica, escola de capacitação profissional, abrigos para idosos e Centros Comunitários de Assistência Social. Em Piracicaba (SP), a LBV está desde 6 de janeiro de 1961 e, atualmente, atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, matriculados na rede regular de ensino, no contraturno escolar. De acordo com a gestora social da LBV Piracicaba, Nilce Zarur Oliveira Afonso, em todo o Brasil a LBV possui 73 unidades de centros comunitários e cinco escolas. Em Piracicaba, a unidade é um Centro Comunitário de Assistência Social que oferece dois serivços de acolhimento: Criança Futuro no Presente e Vida Plena, voltado a pessoas da terceira idade.



A entidade conta com parceiros solidários para a realização de campanhas em datas comemorativas e doações que permitem a manutenção das unidades. Na Campanha de Natal deste ano, a LBV vai entregar 50 mil cestas de alimentos em todo o Brasil. “Pedimos aqueles que querem ser parceiros solidários, que participem da Campanha de Natal, trazendo alegria para as crianças com presentes, alimentos. Faça a sua parte e ajude a LBV a ajudar quem mais precisa”, convida Nilce Afonso.


Na LBV Piracicaba, as atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. No período da manhã, detalha Nilce, os atendidos tomam café, têm atividades de convívio, almoçam e vão para a escola. Na parte da tarde, eles almoçam, participam de atividades e têm lanche da tarde antes de irem para casa. A cada ano letivo, as crianças e os adolescentes ganham uniformes e kit pedagógico. “Todas as datas comemorativas são celebradas, como Dia das Crianças, Natal, fazemos o aniversário do mês, passeios externos”, destaca a gestora social da LBV Piracicaba.


As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30 - Foto: Eliana Teixeira

MISSÃO

Segundo Nilce Afonso, a LBV tem como missão promover o desenvolvimento social, solidário e sustentável, educação e cultura, arte e esporte, com espiritualidade ecumênica, para que haja consciência socioambiental, alimentação, segurança, saúde e trabalho para todos, no despertar do cidadão planetário.


“É um espaço para reconhecer limites e possibilidades; escutar e ser escutado; dialogar para resolver conflitos; reconhecer e nomear emoções; admirar as diferenças; tomar decisões; exercitar escolhas; valorizar o outro; construir projetos de vida; aprender a ensinar de igual para igual; produzir coletivamente”, completa a gestora da LBV Piracicaba.


Nilce Afonso é gestora social da LBV Piracicaba - Foto: Eliana Teixeira

A LBV promove a educação e realiza ações humanitárias, prevenção de situações que impactam na violação de direitos, proteção às crianças, mulheres e idosos. “A proposta da LBV é promover o intelecto e o coração. Trabalhamos a pedagogia do cidadão ecumênico e do afeto, com método próprio da instituição, usado pelos educadores, somado à experiência que cada criança traz à LBV”, explica Nilce.


ACESSO AOS SERVIÇOS

De acordo com Andréa Almeida, assistente social da LBV Piracicaba, o acesso aos serviços de acolhimento a crianças adolescente e a pessoas idosas pode ser por demanda espontânea, por meio de contato com a unidade, e também pelo referenciamento do Cras - Centro de Referência de Assistência Social Piracicamirim, na região onde está situado o Centro Comunitário, bem como por outras unidades de Cras em Piracicaba.


Andréa Almeida é assistente social da LBV Piracicaba - Foto: Eliana Teixeira

“Temos vagas. Os serviços de acolhimento contribuem diretamente no melhor desenvolvimento social, na qualidade de vida, comunicação não violenta, na cultura de paz, e isso gera grandes impactos juntos aos familiares das pessoas que a LBV atende. A LBV é uma grande família e nós sempre buscamos fazer o atendimento para que as superações de situações vulneráveis sejam vencidas com muito sucesso para a qualidade de vida das famílias”, enfatiza a assistente social.





SERVIÇO

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV Piracicaba: rua Lázaro Lozano, 46, bairro Piracicamirim, em Piracicaba (SP). Telefone: (19) 3433-0948.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page