*Texto: Eliana Teixeira
Fundada no Brasil em 1º de janeiro de 1950, a LBV – Legião da Boa Vontade tem cerca de 80 unidades socioeducacionais entre escolas de educação básica, escola de capacitação profissional, abrigos para idosos e Centros Comunitários de Assistência Social. Em Piracicaba (SP), a LBV está desde 6 de janeiro de 1961 e, atualmente, atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, matriculados na rede regular de ensino, no contraturno escolar. De acordo com a gestora social da LBV Piracicaba, Nilce Zarur Oliveira Afonso, em todo o Brasil a LBV possui 73 unidades de centros comunitários e cinco escolas. Em Piracicaba, a unidade é um Centro Comunitário de Assistência Social que oferece dois serivços de acolhimento: Criança Futuro no Presente e Vida Plena, voltado a pessoas da terceira idade.
A entidade conta com parceiros solidários para a realização de campanhas em datas comemorativas e doações que permitem a manutenção das unidades. Na Campanha de Natal deste ano, a LBV vai entregar 50 mil cestas de alimentos em todo o Brasil. “Pedimos aqueles que querem ser parceiros solidários, que participem da Campanha de Natal, trazendo alegria para as crianças com presentes, alimentos. Faça a sua parte e ajude a LBV a ajudar quem mais precisa”, convida Nilce Afonso.
Na LBV Piracicaba, as atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. No período da manhã, detalha Nilce, os atendidos tomam café, têm atividades de convívio, almoçam e vão para a escola. Na parte da tarde, eles almoçam, participam de atividades e têm lanche da tarde antes de irem para casa. A cada ano letivo, as crianças e os adolescentes ganham uniformes e kit pedagógico. “Todas as datas comemorativas são celebradas, como Dia das Crianças, Natal, fazemos o aniversário do mês, passeios externos”, destaca a gestora social da LBV Piracicaba.
MISSÃO
Segundo Nilce Afonso, a LBV tem como missão promover o desenvolvimento social, solidário e sustentável, educação e cultura, arte e esporte, com espiritualidade ecumênica, para que haja consciência socioambiental, alimentação, segurança, saúde e trabalho para todos, no despertar do cidadão planetário.
“É um espaço para reconhecer limites e possibilidades; escutar e ser escutado; dialogar para resolver conflitos; reconhecer e nomear emoções; admirar as diferenças; tomar decisões; exercitar escolhas; valorizar o outro; construir projetos de vida; aprender a ensinar de igual para igual; produzir coletivamente”, completa a gestora da LBV Piracicaba.
A LBV promove a educação e realiza ações humanitárias, prevenção de situações que impactam na violação de direitos, proteção às crianças, mulheres e idosos. “A proposta da LBV é promover o intelecto e o coração. Trabalhamos a pedagogia do cidadão ecumênico e do afeto, com método próprio da instituição, usado pelos educadores, somado à experiência que cada criança traz à LBV”, explica Nilce.
ACESSO AOS SERVIÇOS
De acordo com Andréa Almeida, assistente social da LBV Piracicaba, o acesso aos serviços de acolhimento a crianças adolescente e a pessoas idosas pode ser por demanda espontânea, por meio de contato com a unidade, e também pelo referenciamento do Cras - Centro de Referência de Assistência Social Piracicamirim, na região onde está situado o Centro Comunitário, bem como por outras unidades de Cras em Piracicaba.
“Temos vagas. Os serviços de acolhimento contribuem diretamente no melhor desenvolvimento social, na qualidade de vida, comunicação não violenta, na cultura de paz, e isso gera grandes impactos juntos aos familiares das pessoas que a LBV atende. A LBV é uma grande família e nós sempre buscamos fazer o atendimento para que as superações de situações vulneráveis sejam vencidas com muito sucesso para a qualidade de vida das famílias”, enfatiza a assistente social.
SERVIÇO
O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV Piracicaba: rua Lázaro Lozano, 46, bairro Piracicamirim, em Piracicaba (SP). Telefone: (19) 3433-0948.
Comentarios