• O Canal da Lili

“Caminhos Erico Verissimo” parte nesta quinta (27) de Piracicaba rumo ao Rio Grande do Sul


Caminhos Erico Verissimo: Wanderley Garcia e Gloria Cavaggioni - Imagem: Divulgação

Começa nesta quinta-feira (27), a expedição literária Caminhos Erico Verissimo, que será trilhada pelo casal de jornalistas Gloria Cavaggioni e Wanderley Garcia. Gloria sai de Piracicaba (SP) já nesta quarta-feira (26), rumo a Campinas (SP), onde encontra Wanderley e, na madrugada do dia seguinte, vão juntos ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde tomarão um voo com destino a Porto Alegre. Neste momento, estará começando a aventura literária de 13 dias em busca de elementos que compõem a vida e a obra do escritor gaúcho que viveu de 1905 a 1975 e escreveu obras como O Tempo e o Vento, Olhai os Lírios do Campo e Incidente em Antares.


A expedição deverá percorrer de carro cerca de 2 mil quilômetros no Rio Grande do Sul, por no mínimo sete cidades. “O roteiro não está fechado. Temos uma programação prévia e vamos fazendo mudanças à medida que a expedição vai acontecendo. Acreditamos que teremos muitas surpresas pelo caminho”, explica Wanderley.


A primeira parada da expedição, no próprio dia 27, deverá ser na Casa Mario Quintana, em Porto Alegre, onde fica a Biblioteca Erico Verissimo. O espaço cultural fica no hotel Majestic, onde Quintana morou, no Centro Histórico da capital gaúcha. O que pouca gente sabe é que Erico Verissimo também morou uma curta temporada no local, pouco depois de se casar com Mafalda, quando se mudou de Cruz Alta para Porto Alegre.


A expedição também passará pelo Espaço Força e Luz, que tem uma exposição dedicada a Verissimo, e fará um tour pelo Centro Histórico da capital, onde há diversas referências à vida e à obra do escritor. Em seguida, o casal irá a Bagé, no sul do estado, onde vai conhecer a cidade cenográfica do filme O Tempo e o Vento (2013), baseado na trilogia de mesmo nome escrita por Verissimo e é composta pelos livros O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1962).


A expedição passará também por: Alegrete (terra natal de Quintana, amigo de Verissimo); São Borja (terra dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart); São Miguel das Missões (ruínas da Missão Jesuítica, um dos marcos da origem do enredo de O Tempo e o Vento); Santo Ângel

o (onde há um museu dedicado a Luiz Carlos Prestes); Cruz Alta (terra natal de Verissimo).


Em Cruz Alta, a casa onde Verissimo morou durante sua infância e juventude foi transformada em um museu dedicado a ele. “Nessa cidade devemos encontrar muitas referências que aparecem nas obras e que estão presentes nas cidades imaginárias de Santa Fé e Antares e também nos personagens criados or Verissimo”, comenta Gloria.


Há ainda cinco cidades que estão previstas no roteiro, mas não estão confirmadas. A expedição termina novamente em Porto Alegre, no dia 8 de fevereiro, quando o casal retorna a Campinas e Piracicaba.


O material coletado durante a viagem será publicado no site dajanela.com.br e nas redes sociais @dajanelacultural. Durante a expedição o casal irá publicar um diário de viagem nas redes sociais. Mas depois do retorno, pretende editar as fotos e vídeos e produzir textos para o site, como crônicas de viagens.


Aqueles que desejarem seguir o Caminhos Erico Verissimo nas redes sociais podem acompanhar pelo Facebook - https://www.facebook.com/dajanelacultural/ - e pelo Instagram - https://www.instagram.com/dajanelacultural/ .


JORNALISTAS

Wanderley Garcia é mineiro de Itamogi, jornalista e mestre em Ciência da Informação pela Puc-Campinas e doutor em Educação pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), onde foi professor por 14 anos. Atualmente é assessor parlamentar na Câmara de Campinas. É criador e editor do site dajanela.com.br . Gloria Cavaggioni é paulista de Piracicaba, foi bailarina e professora de balé. É jornalista e mestre em Educação pela Unimep, criadora e colaboradora do site dajanela.com.br .



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon