• O Canal da Lili

Bugio Pimpolho é o novo morador do Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)


Zoo tem um novo morador, o bugio preto Pimpolho - Imagem: Prefeitura de Piracicaba

O Zoológico Municipal de Piracicaba (SP) tem, desde a última segunda-feira (14), um novo morador, o bugio-preto Pimpolho, vindo por meio de transferência do Zoológico de Sorocaba, seu local de nascimento. A transferência entre instituições ocorre como parte do Plano de Manejo e Conservação da Espécie, que tem como objetivo a conservação desses indivíduos.


Pimpolho tem 6 anos de idade e se juntará aos outros sete moradores da mesma espécie do Zoológico, cinco fêmeas e dois machos. Ele divide o recinto com a fêmea Sorriso, formando um casal.


O bugio-preto, conforme informações do site do ICMBio (Instituto Chico Mendes), é uma espécie encontrada em vida livre em ampla distribuição no Brasil e a população desses indivíduos ainda é satisfatória, porém, encontra-se em declínio devido a ameaças da expansão de áreas agrícolas, os incêndios florestais, a expansão da área urbana, a caça para consumo, captura de filhotes para tráfico e, principalmente, a vulnerabilidade da espécie a epidemias de doenças infecciosas, especialmente a febre amarela.


Em cativeiro o bugio-preto pode viver por mais de 26 anos. Apesar do nome bugio-preto, apenas os machos adultos dessa espécie possuem a coloração preta. As fêmeas possuem coloração amarelada.




  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon