• O Canal da Lili

Biodiversidade do interior paulista é valorizada em concurso de fotos do "Corredor Caipira"


“Olhos Amarelos”, de Rodrigo Borges Missano, é a vencedora do Júri Popular - Imagem: Rodrigo Borges Missano

O concurso de fotos Conectando Paisagens e Pessoas, realizado pelo projeto Corredor Caipira, já tem os premiados. “Fauna caipira”, de Eduardo Kiehl, foi a fotografia escolhida como vencedora pelo Júri Técnico. Já “Olhos Amarelos”, de Rodrigo Borges Missano, foi a imagem mais votada pelo público e a vencedora do Prêmio Júri Popular.


O “Corredor Caipira” é realizado pelo Nace-Pteca (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental) da Esalq/USP e pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os trabalhos vencedores ressaltam a biodiversidade do interior paulista e ambos os autores ganharão um passeio de balão, com direito a um acompanhante, pela região de Piracicaba, em data a ser definida.


Além disso, os 20 primeiros colocados por decisão do Júri Técnico (o vencedor e mais outros 19) receberão um kit personalizado do projeto, que inclui certificado, camiseta, ecobag, chapéu tipo australiano, caneta de bambu, bloco de notas ecológico e caneca acrílica.


Júri Técnico

Realizado entre os dias 21 de junho e 13 de julho, o concurso recebeu 343 fotos produzidas por 71 pessoas, entre fotógrafos profissionais e amadores. O Júri Técnico, formado por uma comissão interdisciplinar do projeto, selecionou a imagem vencedora - “Fauna caipira”, de Eduardo Kiehl.


Como o edital previa, foram levados em conta questões como a valorização da agrobiodiversidade, de forma a trazer à tona a conexão entre paisagens e pessoas dessa região do estado de São Paulo inserida nos biomas mata atlântica de interior e cerrado paulista.


Assim, as fotografias participantes do concurso, obrigatoriamente, deveriam se enquadrar nos seguintes subtemas: agroecologia; relações entre cultura e meio ambiente; relações entre o ser humano e a natureza; e biodiversidade nativa regional (flora e fauna).


“Fauna caipira”, de Eduardo Kiehl, é a vencedora pelo Júri Técnico - Imagem: Eduardo Kiehl

Júri Popular

Além do trabalho vencedor, o Júri Técnico selecionou outras 19 fotografias, que ficaram disponíveis para votação do público nas redes sociais do projeto entre os dias 6 e 13 de agosto. A imagem vencedora – “Olhos Amarelos”, de Rodrigo Borges Missano – obteve 915 votos. No total, foram registrados 4074 votos para todos os 19 trabalhos que estavam na disputa.


Os nomes dos autores desses trabalhos, assim como os títulos das fotos e o número de votos estão disponíveis na página no projeto: https://corredorcaipira.com.br/concurso/


Corredor Caipira

O projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” tem como objetivo implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no estado de São Paulo. A iniciativa reúne atividades focadas na conservação da fauna e da flora no território que abrange, diretamente, Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.


Outros 13 municípios serão beneficiados indiretamente, por meio do auxílio na definição de áreas prioritárias para restauração florestal, com intuito de melhorar a conectividade entre matas nativas. São eles: Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.


Aprovado na Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental, o “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” passou a contar com o patrocínio da Petrobras. Entre os parceiros, estão comunidades locais, pesquisadores, educadores, empresas, instituições de pesquisas e órgãos ambientais da esfera pública.


Saiba mais

Saiba mais sobre o projeto por meio das redes sociais: Facebook e Instagram (@corredorcaipira). O site oficial é www.corredorcaipira.com.br .



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon