top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Bebel lança abaixo-assinado on-line em defesa da instalação de universidade federal em Piracicaba


Bebel tem feito diversas ações para garantir a instalação de uma universidade federal em Piracicaba (SP) - Imagem: Divulgação

Como forma de fortalecer a luta em defesa da instalação de uma universidade federal em Piracicaba (SP), mais precisamente no campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano, a deputada estadual Professora Bebel (PT), que também é segunda presidenta da Apeoesp, lançou no último dia 29 de agosto, abaixo-assinado on-line em suas redes sociais. O endereço para acessar a página da deputada é professorabebel.


O abaixo-assinado diz o seguinte: “Os (as) que aqui assinam, somando-se às assinaturas do Manifesto de Abril de 2023 entregue então ao Ministro da Educação - considerando os enormes benefícios que uma educação superior gratuita e de qualidade representa para a sociedade em geral, não apenas para Piracicaba e região, mas para São Paulo e para o Brasil --- apoiam com entusiasmo e determinação, perante o Governo Federal, a instalação de uma Universidade Pública Federal em Piracicaba, ocupando as instalações do campus Taquaral, que foi recentemente desativado pela Unimep”.



A deputada Professora Bebel diz ser fundamental que haja uma grande mobilização de toda Região Metropolitana de Piracicaba e também do Estado de São Paulo para ajudar a reforçar junto ao governo federal do presidente Lula a importância da instalação de uma universidade federal em Piracicaba. “Nas primeiras horas deste abaixo-assinado, quando já computamos mais de 800 assinaturas, mostra que existe, sim, um apelo nesse sentido e acreditamos que juntos podemos garantir a extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Piracicaba”, ressalta.


A deputada estadual Professora Bebl (PT) teve também moção aprovada no Congresso Estadual da CUT - Central Única dos Trabalhadores, direcionada ao Governo Federal, propondo a extensão da UFSCar em Piracicaba. A parlamentar vem desenvolvendo diversas ações voltadas a garantir a universidade federal em Piracicaba.


A Professora Bebel já levou essa reivindicação ao presidente Lula em audiência em Brasília, no dia oito de março, que inclusive protocolou o seu pedido primeiro semestre deste ano, assim como apresentou a reivindicação diretamente ao ministro da Educação, Camilo Santana, em audiência que teve no dia 13 de abril, sendo que a partir disso determinou a criação desta comissão interministerial. Naquela audiência, o ministro da Educação disse: “se tem campus, tem que ter universidade”. A ideia de instalar um campus da Ufscar foi apontada, inclusive, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no último dia 17 de junho.


Bebel explica que trabalha pela instalação de uma universidade federal porque a desativação do campus Taquaral pela Unimep deixou um vazio para milhares de jovens, tanto dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, como de outras regiões do Estado de São Paulo, assim como do Brasil, que pretendem cursar uma universidade.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page