top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Azia pós-ceia: especialista dá dicas de como prevenir queimação e má digestão nas festividades


Dicas ajudam a fugir dos problemas estomacais neste fim de ano - Imagem: Divulgação

Fim de ano chegou e, com ele, as comilanças características da época. Quebra na rotina, refeições fartas e comidas muito pesadas próximas ao horário de dormir podem ocasionar alguns problemas estomacais, entre eles azia, refluxo ou má digestão. É preciso, neste momento, saber o que fazer para melhorar o desconforto, e se possível, evitá-lo.


O médico gastroenterologista Rodrigo Aires de Castro, do Hospital Anchieta de Brasília, relembra que durante os comuns exageros entre Natal e Ano Novo, pessoas que não sofrem de doenças gástricas de forma crônica, também podem ser afetadas por elas. O cuidado deve ser redobrado.



“Essas semanas que vamos passar entre dezembro e janeiro marcam, para a maioria das pessoas, um tempo de festejar. Então, normalmente, elas tendem a aproveitar mais, dormir em horários desregulados e desfrutar de comidas e bebidas. No entanto, esses abusos podem ocasionar alguns desconfortos após as festas”, conta o especialista.


A queimação no estômago (azia) recorrente da Doença do Refluxo Gastroesofágico, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas, vômitos, diarréias ou outras possíveis patologias que acontecem pela imoderação de comidas e bebidas, podem ser evitadas por meio de bons hábitos alimentares, hidratação e prática regular de exercícios físicos. Confira as dicas:


Não pule refeições

Quem nunca pensou em passar um tempo maior sem se alimentar, para poder se esbaldar durante uma festa ou jantar? Essa prática é a receita perfeita para grandes exageros e, consequentemente, uma alimentação feita em excesso que ocasiona em desconfortos futuros. Em vez disso, opte por alimentos leves durante o dia, como saladas, verduras e frutas, evitando alimentos muito gordurosos e processados.

Não coma emocionalmente

Em momentos sociais, não raramente, as pessoas são levadas pela empolgação e pela variedade de alimentos ali presentes e acabam “comendo com os olhos”. Coma em pequenas porções e vá repetindo caso sinta necessidade. Lembre-se de se alimentar conscientemente aproveitando o momento e saboreando cada mordida. Pensar no que não comeu ainda faz com que leve ainda mais tempo para a sensação de satisfação.


Cuidado com as bebidas e escolha bem os seus alimentos

Bebidas alcoólicas com moderação, escolher opções menos calóricas, com baixa quantidade de açúcares e conservantes são indispensáveis para quem busca manter o equilíbrio sem deixar de desfrutar de momentos divertidos com familiares e amigos. Seja responsável quanto ao uso de álcool e se possível o evite. “Ainda em relação aos excessos de fim de ano, sentir uma secura ou amargor na boca no dia seguinte, pode apontar a falta de hidratação do corpo. Então é bastante importante lembrar de beber bastante água, principalmente após os exageros”, completa o médico.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page