• O Canal da Lili

Autismo: livro traz conteúdos específicos voltados a crianças, adolescentes e adultos


Deborah Kerches, neuropediatra especialista em Transtorno do Espectro Autista - Imagem: Divulgação

Nesta sexta-feira (2), celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Na ocasião, a Deborah Kerches, neuropediatra especialista em TEA (Transtorno do Espectro Autista), lança oficialmente seu livro Compreender e Acolher: Transtorno do Espectro Autista na Infância e Transtorno do Espectro Autista na Adolescência. A obra já está à venda nas principais livrarias e lojas nos formatos físico e digital (confira os links abaixo).


Trata-se de um livro em formato "vira-vira", onde cada lado possui uma abordagem diferente. De um lado, destacam-se informações referentes ao TEA na infância, seguidas de uma história em quadrinhos direcionada ao público infantil; do outro, considerações relevantes sobre o TEA na adolescência e uma nova história em quadrinhos direcionada a adolescentes e jovens.


No livro, a partir de muito trabalho clínico e pesquisa, a neuropediatra apresenta o espectro autista a todos de uma forma lúdica, empática e com embasamento científico. “A ideia é que os pais, cuidadores, educadores, profissionais que atuam com o TEA, enfim, adultos de uma forma geral, possam, especialmente através do conteúdo escrito, se informar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista para, então, poderem falar com mais propriedade e de forma lúdica sobre o assunto com crianças ou adolescentes em geral. E as histórias em quadrinhos – uma destinada para as crianças, e a outra, para os adolescentes – vêm para somar nesse sentido, oferecendo uma linguagem extremamente acessível a todos”, explica a autora.


O diagnóstico e intervenções precoces são determinantes para o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas com autismo e também de suas famílias. “Relacionar-se requer colocar-se no lugar do outro e, por meio dessa obra, os leitores – de diferentes faixas etárias – passam a compreender melhor as pessoas com TEA e o quanto podem contribuir e aprender com elas”, acrescenta Deborah.


Trata-se, assim, de um livro inédito em que diferentes públicos podem se beneficiar das lições da autora, seja pelas páginas com conteúdo escrito, seja por meio da história em quadrinhos. “Para mim, tem um significado enorme estar lançando oficialmente essa obra que preparei com tanto amor no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, pois informar sobre o Transtorno do Espectro Autista é uma causa que abracei com todo meu amor e dedicação. Acredito que, além da informação contribuir para diagnósticos e intervenções mais precoces – o que é determinante para a pessoa com TEA –, uma sociedade consciente também é capaz de acolher mais, ter maior empatia e lutar contra rótulos e preconceitos”, enfatiza a autora.


SERVIÇO

Livro - Compreender e acolher: autora Deborah Kerches; Editora Literare Books International; Formato 21,5 x 28 cm – 1ªedição – 112 páginas. À venda nos seguintes links:

Loja Literare https://bit.ly/lojaliterare-compreendereacolher

Amazon Brasil https://amzn.to/3dfryNA

Amazon (livro digital) https://amzn.to/2PDPaTQ

Mercado Livre https://bit.ly/3u7agsy


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon