top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Associação dos Servidores realiza 12º Encontrão dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba


Carlinhos Schiavon: "o Encontrão proporciona integração, qualidade de vida aos aposentados” - Imagem: Comunicação IPASP/Eliana Teixeira

*Texto: Eliana Teixeira


A Asapp - Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Piracicaba realizou, na úlitma sexta-feira (26), o 12º Encontrão dos Aposentados e Pensionistas. O evento aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos e reuniu cerca de 400 pessoas, incluindo convidados dos aposentados e pensionistas. O presidente do IPASP - Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba, Antonio Carlos Schiavon, o Carlinhos, que participou do evento, destacou a organização da Asapp na realização do Encontrão. “O trabalho realizado pela Asapp, não só na realização do Encontrão, como também em outros eventos, proporciona integração, qualidade de vida aos aposentados”, ressaltou.




O Encontrão começou com café da manhã, incluiu música ao vivo, dança, almoço, bingo, exposição de produtos artesanais, além de momentos de confraternização e diversão. Para o presidente da Asapp, Augusto Pino, o evento demonstra a união dos servidores municipais. “Por causa da pandemia, ficamos sem realizar o Encontrão alguns anos, que foi retomado no ano passado, quando a Asapp comemorou 25 anos”, enfatizou.


José Valdir Sgrigneiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, destaca que o Encontrão já é uma tradição entre aposentados e pensionistas. “Os aposentados se reencontram, batem papo com colegas de trabalho que não viam há muito tempo. E a Asapp não mede esforços para realizar as edições do evento”, afirmou.


Maria Conceição, Sônia Maria e Ana Conceição colocaram o papo em dia durante o evento - Imagem: Comunicação IPASP/Eliana Teixeira

As amigas Ana Conceição Jorge, 78 anos, e Sônia Maria Pereira, 75 anos, ambas servidoras municipais aposentadas da Secretaria de Educação, participam sempre das edições do Encontrão. “Eu também participo dos jantares e outros eventos realizados pela Asapp porque gosto de conversar, manter minha mente ativa”, destacou Ana, que aposentada há 15 anos. “Sempre que eu posso, participo de alguns eventos. Isso ajuda no nosso desenvolvimento físico e mental”, completou Sônia Maria, aposentada há 16 anos, que levou uma convidada ao evento, a também aposentada Maria Conceição Torino, 66 anos.


A empreendedora Venise Sant'Ana (à direita), do Ateliê La Vie, expôs no Encontrão - Imagem: Comunicação IPASP/Eliana Teixeira

EXPOSITORES

O Encontrão contou com a participação de expositores de diferentes produtos artesanais. De acordo com Carmem Luiza Carlet, coordenadora do grupo Viva Melhor, mantido pela Asapp, a parceria com expositores serve de incentivo para os empreendedores, além de enriquecer o evento a cada edição.


Para Venise Sant’Ana, empreendedora do Ateliê La Vie, expor no Encontrão é oportunidade de tornar mais conhecido os produtos artesanais – porcelana e vidro pintados à mão, canecas personalizadas com fotos e frase em técnica de sublimação, almofadas, estojos, chaveiros, ecobags – produzidos por ela e outras pessoas envolvidas no empreendimento. “Além da visibilidade, é um momento de bate-papo com aposentados, e descobrimos e convidamos, principalmente mulheres artesãs, para produzirem e fazerem parte dos nossos grupos”, revelou a empreendedora que faz parte de um grupo com 150 artesãs de Piracicaba e região.


A servidora aposentada e empreendedora, Keila Nicolau Valente, também participou do evento - Imagem: Comunicação IPASP/Eliana Teixeira

Servidora aposentada da Prefeitura de Piracicaba desde 2019, a empreendedora Keila Nicolau Valente levou ao Encontrão os produtos da Tactus Cosméticos Artesanais. “Comecei a empreender quando meu marido, que é técnico em Química, produziu um creme para minha sogra, que tem alergia a determinados produtos. A experiência deu certo e hoje, meus filhos também fazem parte: um deles criou os rótulos, catálogo, logomarca; outro vende os produtos e outro entrega”, detalhou Keila, ressaltando que além de creme para mãos, o empreendedorismo inclui água perfumada e difusor, hidratante, água micelar, sabonete, loção, óleo e creme pós-barba.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page