top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Associação de Surdos - Libras Piracicaba realiza evento de empreendedorismo no Engenho Central

Atualizado: 7 de jan.


A feira de empreendedorismo acontece nos Armazéns 9 e 10, no Engenho Central, em Piracicaba (SP) - Foto: Divulgação

A Assupira - Associação de Surdos – Libras Piracicaba, entidade representante de pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegueira, criada há dois anos na cidade, realiza no domingo (17), das 10h às 18h, nos Armazéns 9, 10 e 14 do Engenho Central, o 4° Assupira & Empreendedorismo, evento de fomento de negócios, com exposição de produtos e serviços para comercialização. A entrada é gratuita. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Semac - Secretaria Municipal da Ação Cultural e do CDCPN - Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba.


O evento tem como objetivos fortalecer os empreendedores locais, dar visibilidade à comunidade surda e promover arrecadação de fundos para a Associação. Beatriz Turetta, uma das idealizadoras da Associação, explica que os empreendedores participantes do evento realizam ação solidária para a Assupira porque a adesão ao evento é mediante pagamento de taxa, contribuindo com a manutenção da associação, que hoje atende entre 10 e 180 pessoas, a depender da atividade. A feira acontece nos Armazéns 9 e 10.


Na parte musical, que acontece no Armazém 14, o grupo de pagode SVPC se apresenta no 4° Assupira & Empreendedorismo das 13h às 14h30. O SVPC é um grupo de pagode de São Paulo, formado por pessoas com deficiência visual: quatro pessoas cegas e uma pessoa com baixa visão. O evento também terá show da banda Nova da Colina e do Coral Momentus, a partir das 15h.



O evento promove ainda três oficinas gratuitas, também no Armazém 14: História e Visualidade dos Pontos Turísticos de Piracicaba, coordenada por Bruno Ramos e Fábio de Sá, acontece das 13h às 15h. Já Criação de Sinais em Libras para os Pontos Turísticos de Piracicaba, com Bruno Ramos, Fábio de Sá, Léo Viturinno e Guilherme Felipe, será das 15h30 às 16h30.


SVPC é formado por deficientes visuais - Foto: Divulgação

A última oficina de produção de vídeos para as redes sociais será oferecida por Léo Viturinno e Guilherme Felipe, das 16h30 às 17h30. “Nesta edição, além de conhecer produtos diferenciados, você pode aplicar conhecimentos sobre empreendedorismo, levar seus filhos para aproveitar as atrações que o Espaço Kids vai oferecer, relaxar com uma sessão de quick massage, além de curtir as músicas e participar das oficinas do evento”, ressalta Alexandre Ribeiro, presidente da Assupira.


Outros apoiadores do 4° Assupira & Empreendedorismo são a Feira das Pretas, Feira Criativa Artes Delas, Afropira – Potência Afro, Rede Guandu, A Quebrada Criativa, Feira Vegana e Agroecológica, Grupo Empoderadas, Artes e Amigos do Clube de Campo de Piracicaba e Women’s Day Empreendedorismo Piracicaba.


ASSUPIRA

Assupira - A Associação de Surdos – Libras Piracicaba é uma entidade de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, com finalidade educacional, recreativa, social, cultural e desportiva e busca aglutinar forças e representar as aspirações das pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegueira, oferecendo suporte para seus familiares e profissionais que trabalham na saúde, educação e outras áreas.


A associação atua no município com cerca de 50 voluntários que disponibilizam parte de seu tempo e trabalho para mudar a qualidade de vida da comunidade surda no município. Atualmente a Assupira oferece à comunidade surda treinos de futsal, grupo de estudos para tils, encontro de surdos no Sesc Piracicaba, projeto Expressão em parceria com o Sesc Piracicaba e o projeto Horta-Escola para surdos. Os cursos de Libras, português e matemática estão em fase de organização e terão início em janeiro de 2024. Também promove encontros de formação continuada (rodas de conversa e lives), cursos de extensão em parceria com as universidades UNEAC e UFSCar, além de eventos e encontros de surdos.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page