top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

ArcelorMittal e Prefeitura de Piracicaba (SP) vão disponibilizar óculos de grau aos alunos da rede


Durante a capacitação, a médica Roberta Santana de Castro César demonstrou a aplicação do teste de SNELLEN. - Imagem: CCS

A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da SME - Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Saúde do Escolar, iniciou as ações referentes ao projeto de acuidade visual para os alunos dos primeiros anos das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Piracicaba. A ação está vinculada ao Programa Ver e Viver – ArcelorMittal, sendo esse realizado desde 1999 em parceria com a Rede Municipal de Educação. Neste período foram impactados mais de 77,6 mil alunos vinculados à SME.


Em 2022 a ação atendeu cerca de 3.600 alunos do 1° ano do ensino fundamental, com o diagnóstico da necessidade, ou não, do uso de óculos. A previsão é que o serviço chegue a 4.000 alunos em 2023, com atividades previstas até dezembro.



“A ArcelorMittal é uma parceira de anos, já ofertando dignidade para milhares de alunos assistidos pela nossa Rede Municipal de Educação desde 1999. A cessão dos pares de óculos para aqueles que possuem algum tipo de problema na visão reflete positivamente no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes por meio programa Ver e Viver”, frisa o secretário municipal da Educação, Bruno Roza.


CAPACITAÇÃO

Visando a formação das equipes para a execução do programa dentro das unidades da Educação Municipal já foram realizados dois treinamentos sobre a aplicação do teste de SNELLEN e sobre o preenchimento dos documentos durante a realização do Ver e Viver.


As formações foram realizadas em 26/05, de forma on-line, e na última quinta-feira (1º), na sede da SME com a enfermeira do trabalho Mag Cleto, da Abertta Saúde/ArcelorMittal, e a médica Roberta Santana de Castro César.


Os treinamentos contaram com a presença de profissionais do Setor de Saúde do Escolar, bem como dos gestores das unidades escolares, orientadores de alunos e auxiliares de ação educativa de 47 unidades de Ensino Fundamental da Rede.


SOBRE O PROGRAMA

O programa é composto pelas seguintes etapas: autorização dos pais, realização do teste de SNELLEN e confirmação do teste, caso o resultado dos testes esteja abaixo da média obrigatória, o aluno será encaminhado para consulta com oftalmologista na Clínica dos Olhos, Receituário/Comparecimento à ótica e Retirada dos óculos na ótica.


Após o preenchimento do relatório final de acompanhamento e de desenvolvimento do programa de cada escola, os alunos diagnosticados e que demandam o uso de óculos os receberão gratuitamente pela Fundação ArcelorMittal.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page