top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Aplicativo destinado ao letramento em saúde de crianças hospitalizadas vence concurso nacional


Criadores do app Navegui Book recebendo o prêmio - Imagem: Divulgação

A aplicação mobile “Naveghi Book” oferece beleza e diversão através da contagem de histórias infantis e atividades lúdicas com o objetivo de ensinar e orientar crianças e pais a respeito das ações de cuidado, tratamento e procedimentos invasivos em ambientes críticos de hospitalização. O aplicativo, idealizado por Matheus Simplício Santos, Adélia Karla Falcão Soares e Mirelly da Silva Barros, foi vencedor na categoria Saúde da 11º edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo universitário.



De acordo com Mirelly da Silva, o aplicativo foi avaliado e testado com 19 crianças, pais e cuidadores e se encontra em fase de validação para que possa ser lançado nas lojas digitais em cerca de dois meses. “Nossa solução permite uma comunicação mais humanizada e empática entre a criança, os pais e os profissionais de saúde, minimizando a ansiedade e o medo gerados nesses ambientes de cuidado”, explica Adélia Karla.

O app conta com a aba de histórias e de atividades e os estudantes têm o objetivo de desenvolver uma aba de sala de espera, para que pais de crianças que serão submetidas a procedimentos cirúrgicos possam acompanhar o andamento do procedimento, assim como uma aba de prontuário eletrônico, para registro de orientações e acompanhamentos de saúde. “Estamos bem esperançosos com a construção de novas histórias que serão inseridas no app e já temos relatos sendo produzidos. A plataforma já se encontra em funcionamento nos sistemas Android e está na fase de aperfeiçoamento a partir das últimas validações feitas pelas crianças em abril de 2023”, afirma Mirelly.

Ao todo, o Campus Mobile, iniciativa realizada pela LSI-TEC - Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da USP - Universidade de São Paulo, premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, em setembro de 2023, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da USP e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à educação e à cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Oscip - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo DGC/ONU - Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.

コメント


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page