
A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT) está estimulando jovens, a partir dos 16 anos, a tirarem o título de eleitor para participarem das eleições gerais deste ano, que acontecem em 2 de outubro. Em suas redes sociais, na semana passada, a parlamentar fez postagens, com diversos jovens, falando da importância da juventude tirar o título de eleitor. “Aproveito para convidar todos os jovens de 16 e 17 anos a tirar o seu título de eleitor. Em outubro, vocês farão a diferença”, disse, explicando que o processo pode ser feito pelo computador ou celular.
O prazo para tirar o título de eleitor é 4 de maio. “Não peca tempo e tire agora mesmo o seu título de eleitor”, escreveu. Jovens de 16 e 17 anos podem participar das eleições, embora o voto nesta faixa etária não seja obrigatório. Quem tem 15 anos agora e completará 16 até o dia 2 de outubro também já pode providenciar o documento.
Segundo as instruções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, acesse o site Título Net, selecione a opção "não tenho", localizada na guia "título de eleitor". Em seguida, o interessado preenche todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade e endereço do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência - são aceitos contratos de aluguel, recibo da declaração de imposto de renda ou contas.
Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia "Acompanhar Requerimento" e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento. Bebel explica também que quem mudou de cidade tem até 4 de maio para pedir transferência do domicílio eleitoral
Comments