Após a deputada estadual Professora Bebel (PT) encaminhar ofício ao prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida, no último dia 12, cobrando iniciativas para a liberação segura da estrada do Bongue, que está interditada completamente desde o final do mês passado, o chefe do Executivo anunciou que em no máximo 60 dias a via será reaberta. No documento, da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a deputada Bebel cobrou que o prefeito definisse datas para início e reabertura da estrada do Bongue, que com a interdição está prejudicando o deslocamento de moradores e de pessoas que saem ou se dirigem para aquela região da cidade.
A deputada Bebel conta que decidiu cobrar do prefeito agilização nas ações em função de que quando interditou a estrada do Bongue, a Prefeitura de Piracicaba comunicou que havia contratado uma empresa para analisar a situação e, a partir disso, definir medidas para sanar o problema de queda da pedreira, mas não definiu uma data, o que gerou muitas reclamações. “Como recebemos solicitações e sabemos que milhares de pessoas circulam pela estrada diariamente, cobramos do prefeito a agilização na tomada de medidas para a reabertura segura da estrada do Bongue, assim como reparos urgentes nas ruas do bairro Jupiá e recapeamento da avenida Cristóvão Colombo, no bairro Algodoal, que vêm sendo utilizadas como rotas alternativas em função desta interdição”, conta.
Agora, com a definição das medidas que devem ser adotadas pela Prefeitura, a deputada insiste que é preciso que as obras e melhorias a serem realizadas para a liberação segura da estrada sejam agilizadas. “O transtorno que esta interdição vem gerando é muito grande e, certamente, irá se agravar com o retorno das aulas, que acontecem já nesse final de mês. Por isso, há necessidade de urgência nas obras e melhorias a serem executadas a fim de que a estrada do Bongue seja reaberta o mais breve possível, com segurança”, completa.
PEDREIRA DO BONGUE
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), em conjunto com a empresa Engemaia, iniciou na tarde dessa quarta-feira (18), o corte de árvores no topo da pedreira do Bongue. As intervenções são realizadas para conter e prevenir novos desprendimentos de rocha no talude, o que pode ocasionar acidentes na avenida Jaime Pereira.
O prefeito Luciano Almeida e o titular da Simap, Alex Gama Salvaia, estiveram no local na quarta-feira (18), para acompanhar os serviços. “Recebemos o laudo final da pedreira na segunda, dia 16, e definimos uma sequência de medidas, como o corte dessas árvores que estão na borda da pedreira. Ao final do corte, faremos ainda instalação de tela de contenção com seis metros de altura; melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira; limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira. Com essas medidas, nesse momento, conseguiremos liberar a avenida Jaime Pereira dentro do prazo de 60 dias”, destacou o prefeito.
"Essa é uma primeira parte de todo o processo de corte das árvores no topo da pedreira. A Engemaia, que é a empresa contratada para manejo arbóreo na cidade, começou na tarde de hoje essas intervenções e deve continuar nessa área até o fim da semana. O objetivo é retirar as árvores que estão em área de risco e que podem causar o desagregamento de outros blocos de rocha. Por isso esses cortes são tão necessários", disse Salvaia.
Rogério de Oliveira, engenheiro florestal da Engemaia, explicou que, nesta semana, cerca de dez árvores de grande porte serão retiradas. “São árvores que estão na borda da pedreira e já dão indícios de que podem cair. É uma área de risco, então estamos fazendo esse trabalho com toda a segurança, utilizando corda de linha de vida com cinto de segurança, tipo de paraquedista, sustentando o operador de motosserra. Faremos os cortes até o fim da semana nessa área e na semana que vem seguiremos para uma área ao lado”, explicou.
ROTAS ALTERNATIVAS
A avenida Jaime Pereira seguirá interditada até que as obras sejam concluídas. Para os motoristas que utilizam este trajeto, a Semuttran orienta as seguintes rotas alternativas:
Opção 1 (desvio dos condutores dos bairros adjacentes)
Sentido bairro-centro: rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins, avenida Jaime Pereira
Sentido centro-bairro: avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá), avenida Jaime Pereira
Opção 2 (desvio dos condutores da região Norte)
Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto.
Sentido centro-bairro: avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto, SP-304.
Comments