• O Canal da Lili

Antitabagismo: Campanha Paradas Pro Sucesso 2021 terá concurso nas escolas estaduais


Lançamento aconteceu, na última sexta (7), na Diretoria Regional de Ensino - Imagem: Divulgação/Câmara

A Campanha Paradas Pro Sucesso 2021, que desenvolve ações para alertar sobre os males causados pelo cigarro, terá em sua nova fase um concurso de arte nas escolas estaduais. O lançamento da iniciativa aconteceu na última desta sexta-feira (7), em solenidade na Diretoria Regional de Ensino, e que contou com a participação do presidente da Câmara de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania).


“Sabemos o quanto é importante investir na conscientização das crianças, porque elas contribuem para levar esse conhecimento para os pais e toda a família, então, só tenho a parabenizá-los por essa iniciativa”, disse Gilmar. O evento de lançamento também teve a participação do dirigente de ensino, Fábio Negreiros, e os realizadores da campanha, a médica cardiologista Juliana Previtalli e o músico Luis Fernando Dutra.


O concurso de artes tem a finalidade de incentivar os alunos a demonstrarem habilidades e criatividade dos estudantes. Com o tema “Tabagismo”, está dividido nas categorias para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (apenas desenhos); do 6º ao 9º ano (desenhos e vídeos); e alunos do ensino médio (desenhos e vídeos).


As modalidades previstas são desenho colorido, grafite ou pintura com técnica livre e manual, não pode ser impresso ou colagem. O desenho deverá ser feito em uma única folha de papel A4, identificados com o nome do aluno e o nome da escola. Não pode ser emoldurado.


CAMPANHA

A ideia da Campanha Paradas Pro Sucesso surgiu para levar conhecimento, alertar para os riscos do tabagismo e propor uma atitude de mudança. A ações foram iniciadas em abril de 2020 e contou com a participação de artistas de Piracicaba e região, entre músicos, atores e artistas plásticos. “Sabemos que fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais, além de acarretar o dobro de risco de contrair Influenza e quatro vezes mais de contrair tuberculose”, salienta a médica Juliana Previtalli.


A cardiologista recorda que parar de fumar traz benefícios “praticamente imediatos” à saúde, como redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, melhora na oxigenação do sangue e na capacidade pulmonar.



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon