top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Ano letivo: especialista orienta como economizar nas compras dos materiais escolares


A cada ano o desafio aumenta, com a lista de compras maiores e os preços mais altos - Foto: Freepik

Com o início do ano letivo se aproximando, muitos pais se deparam com o desafio de adquirir os materiais escolares sem comprometer significativamente o orçamento familiar. E, a cada ano o desafio aumenta, com a lista de compras maiores e os preços mais altos. Mas afinal, é possível economizar nas compras, ou ainda, encontrar material escolar barato? Segundo Claudinei José Sarchesi, coordenador do curso de Gestão Financeira da Faculdade Anhanguera Taboão da Serra, é possível economizar nas compras e encontrar materiais escolares baratos.




“Com planejamento, pesquisa e escolhas conscientes, os pais podem garantir que seus filhos estejam bem equipados para o novo ano letivo, sem comprometer o orçamento familiar. A educação financeira começa desde cedo, e a busca por oportunidades econômicas durante as compras escolares pode ser um exercício importante desse princípio, ensinando aos filhos desde pequenos”, explica Sarchesi.



Para economizar de forma eficiente com as compras dos materiais escolares, o professor elencou algumas dicas, confira.


Reaproveitamento dos materiais

Antes de sair para comprar novos materiais, é importante verificar o que pode ser reaproveitado. Mochilas, estojos, réguas e até mesmo alguns cadernos podem ser usados ​​novamente. Essa prática não apenas economiza dinheiro, mas também promove a sustentabilidade.

Lista de materiais

Consultar a lista de materiais fornecidos pela escola é fundamental. Evite compras impulsivas e restrinja-se aos itens essenciais. Algumas escolas podem especificar marcas ou modelos, mas outras oferecem liberdade de escolha, possibilitando a busca por opções mais acessíveis.

Compras antecipadas

Antecipar as compras é uma estratégia eficaz para aproveitar descontos e evitar a correria de última hora. Muitas lojas oferecem promoções especiais durante o período de volta às aulas, possibilitando que os pais economizem significativamente.

Pesquisa de preços

Não se contente com a primeira opção que encontrar. Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos e na internet pode revelar oportunidades de economia. Algumas lojas oferecem descontos online que não podem estar disponíveis na loja física, por exemplo.


Troca de materiais

Estabelecer uma rede de trocas com outros pais pode ser uma excelente maneira de reduzir os custos. Itens como livros didáticos, uniformes e até mesmo materiais de arte podem ser compartilhados entre famílias, proporcionando economia para todos.


Marcas genéricas

Outra opção para economizar ao escolher os materiais, é considerar marcas genéricas ou menos conhecidas. Muitas vezes, esses produtos oferecem qualidade semelhante às marcas renomadas, mas a preços mais acessíveis. Vale a pena experimentar e comparar.


Promoções e descontos

Fique atento às promoções, descontos e programas de fidelidade oferecidos por lojas e grandes redes. Além disso, alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para compras em excesso, o que pode ser vantajoso para famílias com mais de um filho.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page