top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Alistamento Militar para nascidos de 1º de janeiro a 31 dezembro de 2005 ocorre até junho


Em 2022, somente em Piracicaba foram alistados cerca 3.050 jovens - Imagem: Tiro de Guerra de Piracicaba

*Texto: Eliana Teixeira

O Alistamento Militar, obrigatório a todos os cidadãos do sexo masculino, ocorre nos primeiros seis meses do ano em que os jovens completam 18 anos de idade. Segundo Luciana Rovina Castilha, secretária da Junta de Serviço Militar de Piracicaba (SP), o alistamento é gratuito para os jovens que nasceram entre 1º de janeiro a 31 dezembro de 2005, podendo ser feito pelo site https://alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar da cidade onde residem. Em Piracicaba, o endereço é: rua Prudente de Morae, 926, no Centro.





Em 2022, somente em Piracicaba foram alistados cerca 3.050 jovens. Neste ano, a previsão é entre 3.000 a 3.200 jovens alistados. Para realizar o alistamento, que iniciou em 1º de janeiro e termina no dia 30 junho, são necessários: documento com foto (RG ou Carteira de Habilitação), CPF e comprovante de endereço. Em caso de perda do prazo de alistamento, Luciana Castilha diz que é possível resolver a situação. "Os jovens nascidos nos anos anteriores a 2005, que perderam o prazo, somente conseguem se alistar presencialmente. Será cobrada uma multa por estar fora do prazo de alistamento", explica.


Após concluir o alistamento, presencial ou pelo site do Exército, o jovem receberá ou imprimirá o Certificado de Alistamento, que é um documento Militar provisório. "Após encerrado o prazo de alistamento que é 30 junho, o jovem deve comparecer na Junta Militar ou consultar pelo site para saber de sua situação, que poderá ser dispensado por excesso de contingente. Isso já vai ser informado na oportunidade, ou o jovem vai passar por seleção no Tiro de Guerra e nessa ocasião saberá qual dia, horário e endereço de comparecer", detalha a secretária da Junta de Serviço Militar de Piracicaba. "Muito importante não perder a data de comparecimento, pois isso implica prejuízo em seu documento Militar", completa.


SERVIÇO MILITAR

O serviço Militar Obrigatório se inicia com o contingente de 100 jovens, em 1º de março e se encerra em 30 de novembro. De acordo com Luciana Castilha, o jovem matriculado frequenta o TG - Tiro de Guerra de segunda a sábado, das 6h às 8h. "A frequência no Tiro de Guerra não impede o jovem de estudar e/ou trabalhar, uma vez que ficam no quartel, num curto prazo. Hoje, em média 80% dos matriculados estudam ou trabalham", afirma.






Commentaires


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page