top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Alesp aprova audiência pública em Piracicaba (SP) pela instalação de universidade federal


A deputada Bebel preside reunião da Comissão de Educação e Cultura da Alesp que aprovou o requerimento propondo a audiência pública - Foto: Divulgação

Por iniciativa da segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), a Comissão de Educação e Cultura da Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou por unanimidade a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Piracicaba para implementar o campus de uma Universidade Federal em Piracicaba (SP). O requerimento propondo a realização da audiência pública é de autoria da deputada Professora Bebel, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Alesp, e foi aprovado durante reunião na última terça-feira (5).


De acordo com a deputada Professora Bebel, a data para a realização desta audiência que pretende mobilizar toda região será acertada posteriormente entre o Ministério da Educação, a Câmara de Vereadores de Piracicaba, através do mandato da vereadora Rai de Almeida (PT) e o seu mandato popular. “Temos que somar forças e cobrar do governo federal a instalação de uma universidade federal em Piracicaba. A nossa intenção é a extensão da UFSCAR em Piracicaba”, diz.



A deputada Professora Bebel tem feito diversas ações voltadas a garantir a instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no campus Taquaral da Unimep, que foi desativado pela Rede Metodista no início deste ano. Bebel tem defendido a tese que a desativação do campus Taquaral acabou reduzindo a possibilidade de os jovens, principalmente filhos da classe trabalhadora, abrangidos pelos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, possam ter acesso a universidade.


Diante disso, a deputada já fez solicitação diretamente ao próprio presidente Lula pela instalação de uma universidade, que também beneficiará estudantes de outras partes do país, assim como já levou o pedido ao ministro da Educação, Luiz Marinho. Também apresentou a reivindicação aos ministro do Trabalho, Luiz Marinho, assim como ao de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao vice-presidente da República, Geraldo Alkmin. Além disso, encabeça abaixo-assinado online pedindo a instalação da universidade federal na cidade.


No último dia 26 de agosto, Bebel também teve aprovada no congresso estadual da CUT - Central Única dos Trabalhadores, a moção dirigida ao Governo Federal pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba. Documento com a mesma reivindicação foi aprovado no XXVVII Congresso Estadual da Apeoesp, em Piracicaba, no último dia 3 de setembro.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page