• O Canal da Lili

Agricultura familiar: Sema deve gerar mais emprego e renda

Fomentar a agricultura familiar com foco na segurança alimentar e na geração de mais emprego e renda. Esta é uma das metas da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), de acordo com a secretária Nancy Thame, que visitou na última sexta-feira (15), a cooperativa de produção e processamento de hortaliças Coopihort, localizada no bairro Pau Queimado.


Nancy Thame, secretária da Sema, visitou a cooperativa de produção e processamento de hortaliças Coopihort - Imagem: Divulgação/Sema

Acompanhada da equipe técnica, Nancy foi recebida pelo presidente da cooperativa, Vanderlei Sanches, que apresentou o espaço e explicou o trabalho de processamento de hortaliças e legumes. “O objetivo da visita foi conhecer o espaço e as demandas dos pequenos produtores, a fim de pensarmos juntos em novas ações e projetos para fomentar a agricultura familiar em Piracicaba”, afirma Nancy.


Segundo o presidente, a Coopihort tem 59 cooperados, com aproximadamente 70% dos produtores de Piracicaba, sendo o restante de municípios vizinhos. Os alimentos produzidos no local são predominantemente provindos da agricultura familiar, destinados principalmente para uso da merenda escolar e uma parte comercializada nos varejões municipais.


Na avaliação de Sanches, a agricultura familiar perdeu espaço no município. “Tenho dificuldade de achar pequenos produtores de alguns alimentos, pois muitas famílias não veem perspectiva neste trabalho e acabam deixando a produção”, relata Vanderlei.


Nancy destaca que o aumento da contribuição de produtores do município na composição da merenda escolar é uma meta. “Dos 30% de produtos exigidos na legislação para a agricultura familiar na merenda, até o ano passado Piracicaba comprava apenas 15% de produtores de Piracicaba. Vamos trabalhar para aumentar essa produção e dar todo o suporte para esses profissionais”, garante.


A secretária da Sema ressalta que não se pode mais perder pequenos produtores por falta de incentivo à agricultura familiar. "Piracicaba tem muito potencial para a agricultura e, com ela, uma grande oportunidade de gerar mais emprego e renda, além de consumir alimentos mais saudáveis por um preço melhor”, enfatiza Nancy.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon