top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Agosto Indígena leva ao público do Sesc uma imersão nos saberes e fazeres dos povos originários


Show de Oderiê será no dia 27 de agosto– Foto: Divulgação

Com diversas ações em 35 unidades do Sesc São Paulo e identidade visual criada pelo artista Denilson Baniwa e o Coletivo SP Terra Indígena, o Agosto Indígena convida a todos para um exercício coletivo de valorização da diversidade dos povos originários no Brasil por meio de apresentações, oficinas, exibição de filmes, feira literária, vivências coletivas, contação de histórias e cursos.


Celebrado pela ONU - Organização das Nações Unidas a partir de 9 de agosto de 1995, o Dia Internacional dos Povos Indígenas resultou de esforços de representantes de diversos países. Em 2021, o Estado de São Paulo estabeleceu o Agosto Indígena por meio da Lei 17.311, de autoria da deputada estadual Monica da Mandata Ativista. Integrante do coletivo, a pedagoga e codeputada Chirley Pankará foi decisiva para a proposição da lei.








Confira os principais destaques da unidade do Sesc de Piracicaba que acolherá o Agosto Indígena:


Roda de conversa 

A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? O escritor, ativista, ambientalista, historiador, doutor em educação e curador de arte indígena Edson Kayapó discute as possibilidades e os desafios na abordagem da temática indígena na formação de professores, ao considerar as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo.  Dia 16, quarta, 18h30. Comedoria. Grátis. Livre. 


Passeio

Re-conhecendo Piracicaba: Pirassicava - Rota Indígena 

Você sabia que entre 1500 e 4000 mil anos atrás a cidade de Piracicaba foi um lugar de grande encontro de povos indígenas? Uma presença que deixou marcas arqueológicas e culturais percebidas até hoje. Conheça os vestígios dessa presença, que vai muito além do nome da cidade. A proposta é caminhar, refletir e revisitar territórios indígenas históricos da cidade. Dia 27, domingo, 10h às 11h30. Saída do estacionamento do Sesc. Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos. 


Show - Oderiê 

Artista multimídia da etnia Charrúa, não -binário, que funde sua música futurista e indígena contemporânea às interpretações sensíveis e ancestralidades afro-brasileiras. Um encontro sonoro e de oralidades contra hegemônicas dos territórios que quiseram apagar pessoas não-brancas, que acalanta, informa, e resiste, no presente, ao projeto colonial da branquitude "brasileira". Dia 27, domingo, 15h30. Parque Lúdico. Grátis. Livre. 


A programação completa das outras unidades do Sesc São Paulo está disponível em: https://www.sescsp.org.br/agostoindigena.


FUNCIONAMENTO SESC PIRACICABA

Central de Atendimento | Bilheteria | Loja Sesc: Terça a sexta, das 13h15 às 21h30; Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h45. Bilheteria: terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h45.


Agende seu atendimento pelo site

https://centralrelacionamento.sescsp.org.br, ou pelo app Credencial Sesc SP. Para isso, faça o download (busque na loja de aplicativos do seu aparelho), crie seu login e senha ou entre com o login já cadastrado anteriormente no aplicativo. Importante: atualizar o aplicativo para sua última versão.


Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page