• O Canal da Lili

Agenda para castração de cães e gatos em Piracicaba será aberta excepcionalmente nos dias 23 e 30

Atualizado: 17 de fev.


Castração de cães e gatos é feita on-line por meio do site Aspa da Prefeitura - Imagem: Prefeitura de Piracicaba/CCS

Devido aos pontos facultativos e feriados de fim de ano – dias 24/12 e 31/12 e os dias 25/12 (Natal) e 1º/01 (Ano Novo) –, a coordenação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) informa que haverá mudanças pontuais na agenda de castrações on-line em Piracicaba (SP), por meio do site Aspa (Agendamento de Serviços de Proteção Animal) https://aspa.piracicaba.sp.gov.br . A agenda, que normalmente é aberta todos os sábados às 10h, excepcionalmente será aberta nas quintas-feiras, 23 e 30/12, às 10h. A partir de janeiro de 2022, os agendamentos voltam a ser abertos aos sábados, como de costume.




Desde o início de dezembro, a Prefeitura de Piracicaba disponibiliza à população um novo sistema, que permite o agendamento de castrações de cães e gatos de forma on-line, por meio do Programa de Bem-Estar Animal, desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde e de Defesa do Meio Ambiente. O novo sistema permite que o cidadão realize agendamentos via internet, sem a necessidade de ligar ou comparecer a qualquer Unidade de Saúde, método utilizado até o último mês. Também é possível acessar o canal online de agendamento pelo portal da Prefeitura – www.piracicaba.sp.gov.br –, clicando na aba Agendamento de Castração, na página principal.


Passo a passo

Para ter acesso ao agendamento, o usuário/tutor deve primeiramente fazer o seu cadastro on-line informando nome completo, data de nascimento, endereço atual, CPF, número da matrícula do cartão SUS (azul), número de celular e, por fim, criar um login e senha. Com isso feito, é preciso fazer o registro do seu pet informando o nome, espécie, raça, sexo e se é adulto ou filhote. Depois, é só acessar a aba de agendamento e escolher o dia e horário disponível para a castração, lembrando que cada tutor pode agendar apenas dois pets para castração a cada período de 30 dias, porém ele pode registrar em seu perfil todos os animais que tem em casa. É importante lembrar que a cirurgia de castração não é realizada em animais com mais de 7 anos ou cães e gatos braquicefálicos, como shih-tzu, lhasa-apso, boxer, gato persa, entre outros.


Em caso de dúvida, a equipe do CCZ está disponível para esclarecimentos por meio dos telefones (19) 3427-2721 e 3427-2270, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h. O Canil e Gatil Municipal do CCZ fica à rua dos Mandis, s/nº, no Parque Jupiá.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon