• O Canal da Lili

Advogado Elias Almeida navega pela internet de olho nas mudanças dos hábitos profissionais

Atualizado: 12 de Dez de 2021


Almeida Filho: "“A OAB veda, através de seu Código de Ética e Disciplina, qualquer mídia no intuito de captação de clientela" - Imagem: Divulgação

Faz tempo que o mundo não é mais o mesmo, e as redes sociais, cada vez mais, passaram a ser ocupadas por diferentes profissionais. Comunicativo, politizado e atuante nas redes sociais, o advogado Elias de Almeida Filho, 42 anos, bacharel em Direito pela Unip (Universidade Paulista), atualiza o feed do seu IG (Instagram) - @elias_almeida10 – e Facebook – Elias Almeida – sempre que possível. Na timeline de suas redes sociais, há fotos de passeios familiares, momentos de lazer, a posts que levam os seguidores a refletirem sobre temáticas atuais da sociedade.


Almeida Filho acredita que as redes sociais beneficiam a sociedade em geral, por permitirem uma certa aproximação das relações, possibilitando encontros com muita rapidez. “Servem como um dos meios eficazes de estabelecer comunicação”, destaca. Mas o advogado lembra que profissionais que exercem o Direito precisam usar as redes com mais atenção. “A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) veda, através de seu Código de Ética e Disciplina, qualquer mídia no intuito de captação de clientela, sendo permitido apenas mídias informativas, porém com o advento da pandemia, as mídias virtuais trouxeram uma nova forma de conceito de vida, o que caberá a nossa entidade provavelmente a rever nossas normas, a fim de adequá-las aos novos tempos, sem que cause a depreciação de nossa atividade”, explica.


Antes da pandemia, o trabalho de um advogado era bastante presencial. Como o isolamento, principalmente antes da vacinação, mudou isso?

A implementação dos processos digitais em 2015, já trouxe muitas diferenças na prática da Advocacia, pois diminuiu expressivamente a necessidade de os advogados acessarem Fóruns e repartições, o que acarretou maior eficiência para a atividade em termos de tempo e praticidade. A pandemia criou no período que antecedeu as vacinações mudanças expressivas em relação aos antigos hábitos, o que também afetou nossas atividades, uma vez que nossas relações profissionais passaram a ser totalmente virtuais. No início, como tudo que é novo, houve uma certa insegurança e nervosismo, visto que somos profissionais do Direito e não de T.I (Tecnologia de Informação). Mas entre erros e acertos, foram se criando hábitos diferentes em nossas atividades e hoje, eu particularmente, entendo que após a passagem desta pandemia sejam mantidas de formas virtuais algumas das atividades, principalmente naquilo que propicie maior eficiência.


Na sua rotina, hoje, qual é a importância da internet, das reuniões on-line?

Quanto aos meus hábitos profissionais mudaram bruscamente, visto que trabalhei por um longo período em home office e após as vacinações estou retornando gradativamente às atividades presenciais, mas no que for possível, pretendo manter as atividades em modo virtual, naquilo que trouxer maior eficiência, pois entendo que a internet hoje é uma ferramenta indispensável para benefício dos desenvolvimentos profissionais.


Em tempos de tanta difusão de fake news, compartilhamento de preconceitos e propagação de discriminação, principalmente racial, como avalia a atuação de um advogado?

Em momentos nebulosos como o que estamos enfrentando, onde utilizam-se as ferramentas virtuais para propagar mentiras e todos os tipos de preconceito e intolerância, o advogado, como sempre, é indispensável à administração da justiça. Quando um cidadão estiver sofrendo ou prestes a sofrer violação de seus direitos o advogado será essencial na proteção desses direitos. Nos últimos anos tem ocorrido um aumento muito grande de crimes virtuais, em razão da rapidez na propagação do delito, o que traz um prejuízo à imagem do ofendido incalculável. Por isso, qualquer pessoa que seja vítima de um crime virtual recomenda-se que procure um profissional do Direito o mais rápido possível, para que ele possa tomar as medidas jurídicas necessárias a conter a ofensa, bem como punir os responsáveis.


SERVIÇO

Elias Almeida Filho - Contatos: (19) 97100-0123 (celular – WhatsApp). E-mail: almeidafilhoadv@hotmail.com . Redes sociais: Instagram - @elias_almeida10 – e Facebook - Elias Almeida.


UMA ALEGRIA: "A vida, o nascimento humano, em especial o da minha filha".


UMA TRISTEZA: "A partida para outro plano daqueles que amamos".


MAIOR REALIZAÇÃO: "Até aqui, suprir minhas necessidades e da minha família com dignidade".




  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon